quinta-feira, 1 de março de 2007

Liderança

Olá pessoal:
Muito se fala atualmente sobre liderança e as prateleiras de livrarias estão abarratodas de livros acerca do tema.
Para Stephen Covey (2005), ser líder é "comunicar às pessoas seu valor e seu potencial de forma tão claras que elas acabem por vê-las em si mesmas". Isso já nos remete ao conceito de co-dependência, onde as pessoas mostram-se tão inseguras com suas escolhas que há hoje a necessidade que o líder auxilie seus subordinados no resgate da auto-estima e confiança fundamental. Mas como efetivamente um líder pode fazer para auxiliar seus colaboradores?

Já para James C. Hunter (2004) , liderança "é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum". Entao, qual seria a diferença entre influenciar e manipular os funcionários?

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi, não curti esse tema de blog não ;/ ehehehe..

em relação a sua pergunta "Entao, qual seria a diferença entre influenciar e manipular os funcionários?

influenciar os funcionários é dar todas as condições favoráveis para que ele próprio tome as decisões, ao meu ver tem uma certa semelhança entre os dois tópicos, entretanto, diferente de influenciar, manipular é você usar de qualquer artifício que lhe convém para alcançar algo com base na decisão de outra pessoa. O influenciar creio que seja um pouco menos radical, você cria um ambiente propício mas ainda deixa margem para que a pessoa tome a decisão que quiser mesmo pendendo para o lado de quem influencia.

enrolado? rss.. só um pouco :D

Patricia disse...

Então Alexandre....
Gostei da sua diferenciação entre manipular e influenciar. São duas atitudes que podem ser confundidas facilmente, porém, você conseguiu apresentar uma diferenciação bastante sutil, mas clara.

[]'s

Anônimo disse...

Olá Profª. Patrícia,
São duas palavras que se confundem no sentido, muito distintas quando se explica.
A influência dá-se no ato da persuasão de uma pessoa a outra, sendo direcionada para o foco que a pessoa interessada quer.
Para a manipulação, é o ato mais agressivo, fazendo com que a isca seja direcionada para onde o interessado almeja.

Carlos - TGTI - 3º período - noturno

Patricia disse...

Olá Carlos:
Realmente, dois conceitos que se confundem mas que são bem diferentes na prática. Influenciar é vender a idéia de que algo vale a pena para o colaborador e este algo valer mesmo a pena! Já manipular, é vender uma idéia que, na prática, trará prejuízos àqueles que nela acreditaram.
Mas, mesmo assim, a diferença ainda é sutil...
Abraços,
Pati

Tiago Siqueira Asp disse...

Independente de manipular ou influenciar... o que se deve ter é senso critico ao receber mensagens dos lideres.Vejo que as pessoas tem preguiça de pensar e formar sua propria opinião.
E eticamente falando, se sou um lider, tenho o compromisso de ter uma postura que influencie meus subordinados para o bem de todos, observando sempre, o objetivo geral do grupo em que estamos fazendo parte.
***Diretiva máxima :
"o que vou fazer prejudica alguém ? "