sexta-feira, 26 de setembro de 2008

PÓS GERENCIAMENTO DE PROJETOS


O PMBok apresenta um conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que são necessários para que o gerente de projetos obtenha êxito em sua função. Dentre estes conhecimentos encontra-se os referentes ao Gerenciamento de Recursos Humanos, trazendo práticas que visam facilitar tanto o trabalho do gerente quanto da equipe de projetos.

Comente em, no mínimo 20 linhas, sobre a importância do gerenciamento de pessoas nos projetos. Aponte algumas consequências de um gerenciamento inadequado de recursos humanos.

Um comentário:

Anônimo disse...

SENAC – XANXERÊ/SC
PÓS-GRADUAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Disciplina: GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Profª: PATRÍCIA FRANÇA ALBORGHETTI
ALUNA: SHANA EMANUELLE BERTA

O Gerenciamento de Recursos Humanos do projeto engloba todos os processos para organizar e gerenciar a equipe de projeto, a qual é composta por pessoas com atributos afim do projeto e com responsabilidades definidas.
Gerenciar os processos de recursos humanos inclui: Planejamento de recursos Humanos, Contratação ou mobilização de equipe, desenvolvimento e gerenciamento da equipe. Estes processos integram-se entre si e com as demais áreas do grenciamento de projetos.
No Planejamento de recursos devem-se atribuir funções, responsabilidades e estrutura hierárquica da equipe. Isso tudo deve estar alienado com a maneira que a organização estará envolvida, levando em consideração o ambiente interno da empresa, envolvendo cultura e estrutura organizacional.
A contratação ou mobilização das equipes de projetos pode ser de pessoal interno ou externo à empresas, e que devem ter: disponibilidade, capacidade, experiência, interesses e custo.
Desenvolver a equipe do projeto é um processo que visa melhor as competências dos membros da equipe, aprimorando as suas habilidades e relacionamento da equipe, gerando mais confiança entre os seus membros. Deve-se ter colaboração, comunicação e compartilhamento de informações e recursos. Isso se dá através de estratégias e treinamentos destinados à equipe.
Gerenciar a equipe de projeto engloba o acompanhamento do desempenho de cada membro da equipe ou de um todo, fornecendo um feedback, resolução de problemas e a coordenação de mudanças que vem a melhorar o desempenho da equipe.
Dentro do gerenciamento de um projeto, o gerenciamento de recursos humanos é um dos itens mais complicados e que deve receber toda a atenção do gerente, pois é através deste gerenciamento que se pode extrair o máximo de cada membro, seja através de conhecimento técnico, desempenho, agilidade, prestatividade entre outros itens. A falta de relacionamento entre a equipe, pode ser agravada com perfis inadequados de pessoas para o desenvolvimento do projeto.
Portanto, contratar ou mobilizar pessoas inadequadas ou não gerenciar a equipe pode trazer problemas como conflitos internos de relacionamento na equipe, falta de produtividade e comunicação, tendo tudo para o fracasso do projeto.