segunda-feira, 29 de setembro de 2008

GESTÃO COMERCIAL - FEEDBACK

Olá Pessoal:

O feedback é uma excelente ferramenta para o relacionamento interpessoal.
Mas muitas vezes é utilizado de forma inadequada e até mesmo desastrosa, o que pode gerar futuras dificuldades em dar e receber feedbacks.

Apontem por que é tão dificil dar e receber feedbacks.

De que forma estas dificuldades podem interferir no desempenho organizacional?


Abraços, Patricia

25 comentários:

Anônimo disse...

É difícil dar feedback pelo medo de sermos reprovados, é difícil também aceitarmos oque os outros dizem a nosso respeito, principalmente se for uma crítica... pessoas que não aceitam críticas de forma alguma, desmotivam-se ao receber feedbacks contrários ao que esperavam... julgo os feedbacks necessários, úteis, porém, devem ser bem formulados para não ofender ninguém. beijo daniela moura

Fabiano Aguiar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiano Aguiar disse...

Fabiano de Aguiar
Gestão Comercial 2 Fase / Senac

Um feedback, muitas vezes pode ser desmotivante para uma pessoa, pois ninguém gosta de levar um. Sempre que a pessoa estiver esperando receber um feedback,já está achando que vai levar bronca ou que fez algo de muito errado. Muitas vezes um feedback pode ser algo muito motivante"Ex: fulado de tal você está muito bem nas vendas, estou gostando muito do seu potencial" esse feedback foi positivo por outro lado deve-se tomar cuidado ao dar um feedback a alguém, pois quem está dando pode ser interpretado de forma erronea uma vez que trabalhamos com sentimentos e emoções e isso pode implicar no desmotivamento do funcionário, espere a hora certa e o momento certo para que você seja compreendido de uma forma correta e que seu feedback seja algo construtivo para um melhor aperfeiçoamento do seu funcionário.

Anônimo disse...

Acho que o feedback e sempre bem vindo, passamos a entender tal situacao, caso, procurando a mudanca e a melhora, mas nem sempre todos aceitam um feedback.
Ele deve ser bem planejado, para que ambos podemos tirar proveito, seja feedback positivos ou negativos. E p que ele nao se torne uma arma contra a empresa, e sim uma ferramenta que agrega.

Anônimo disse...

E difícil dar feedback, pois temos medo que a pessoa que esta recebendo não saiba interpretá-lo, ou não saiba como lhe dar com o assunto, normalmente o feedback é visto como crítica, as pessoas reagem se defendendo ou negando seus comportamentos. A dificuldade em receber feedback normalmente esta em nossa cultura, em interpretá-lo como algo negativo, mas é justamente desse modo que devemos ser racionais e ver que é apenas uma maneira de poder mudar o que muitas vezes fizemos sem perceber. Com essas dificuldades o gestor de uma organização terá grandes problemas, pois seu objetivo é identificar os pontos que tem que ser trabalhados e melhorados para conseguir um bom desempenho na sua área.

Anônimo disse...

Acredito que as dificuldades em dar e receber feedback se devem principalmente a:-ver como crítica pessoal; louvam as próprias qualidades, não validando o esforço, participação de terceiros "validar aqui quer dizer: ajudar alguém a reconhecer seu próprio valor; Não entender que as pessoas tem o direito de saber quais comportamentos são apreciados e quais são indesejados pelos que convivem com você; Não entender que dar feddbaack é uma manifestação de respeito e afeto. E é antes de tudo, uma manifestação de inteligência interpessoal.

Quanto a interferência no sistema organizacional faço um analogia com o corpo humano onde as glândulas endócrinas produtoras de hormônios, são estimuladas permanentemente por uma "glândula mãe" anexa ao cerebro, chamada de hipófise que por sua vez produz um hormônio estimulante da tireóide que produz seu próprio hormônio a tiroxina, que é fundamental para manter o corpo em atividade metabólica, gerando energia e funcionando bem.
Na organização, os grupos de pessoas funcionam como organismos, daí a importância da comunicação de boa qualidade, senão o grupo e a organização, padece, adoece e morre.

Vanessa Uno disse...

Quando principalmente o chefe ou líder, tem a iniciativa de elogiar ou reconhecer o trabalho de um profissional, ao dar esse retorno, algumas pessoas já acham que esse retorno será negativo. Porém, esse retorno pelo modo que é colocado do chefe para com o profissional pode gerar desavenças, já que o feedback é geralmente visto como uma crítica, e não como um elogio, uma ajuda ou algum comentário positivo. È também difícil dar um retorno para algum subordinado (elogiar já é algo incomum), e muitas vezes o líder/gestor não tem humildade para tal ação ou tem medo que o seu subordinado não saiba interpretar de forma correta.
Receber feedback é fundamental para o desempenho organizacional, ele nos dá a base de como estamos indo e se estamos fazendo tudo certo, para depois chegar à conclusão no que temos de mudar para melhor nosso comportamento.

Anônimo disse...

Na minha opinião o feedback é díficil na questão de tomar iniciativa,ou seja, como abordar o receptor? Logo após a iniciativa, creio que o sucesso do feedback vai muito da experiência, conhecimento e tonalidade do transmissor. Já no caso de receber, é díficil pois nem sempre quem está transmitindo sabe fazê-lo. Abrço Maycon Monteiro.

Anônimo disse...

Regiane Pagotto:
Ao receber feedback muitas vezes é difícil entender como você é visto pelo outro, pois a nossa autopercepção pode ser diferente da percepção do outro.
Ao dar feedback, nem sempre as pessoas são neutras, descritivas, imediatas e oportunas, acabam julgando e apontando atitudes negativas e esquecem de dar feedback a ações positivas.
Ao receber feedback se não for compreendido e aceito isto pode influenciar de forma negativa e interferir no desenvolvimento da organização, pois será desmotivador, irá comprometer o desenvolvimento e crescimento deste funcionário. o emsmo pode ocorrer se nunca receber feedback, pois o funcionário não saberá o que a empresa espera dele e quais as razões de seu esforço e comprometimento.

Anônimo disse...

Regiane Pagotto:
Ao receber feedback muitas vezes é difícil entender como você é visto pelo outro, pois a nossa autopercepção pode ser diferente da percepção do outro.
Ao dar feedback, nem sempre as pessoas são neutras, descritivas, imediatas e oportunas, acabam julgando e apontando atitudes negativas e esquecem de dar feedback a ações positivas.
Ao receber feedback se não for compreendido e aceito isto pode influenciar de forma negativa e interferir no desenvolvimento da organização, pois será desmotivador, irá comprometer o desenvolvimento e crescimento deste funcionário. o emsmo pode ocorrer se nunca receber feedback, pois o funcionário não saberá o que a empresa espera dele e quais as razões de seu esforço e comprometimento.

CORINTHIANO disse...

Hoje dar um feedback errado pode prejudicar a carreira de quem da e de quem recebe o fedback .

O maior problema encontrado em dar feedback e misturar as relações pessoais e profissional, não temos o direito de mudar a personalidade de ninguem.

temos sim que planejar um bom feedback para não dar nada errado.

JUAN

Jaque disse...

O feedback é essencial em qualquer empresa porque os profissionais precisam de um retorno sobre estar agindo certo ou errado, como podem melhorar. Não acho que seja difícel é uma habilidade como qualquer outra que precisa ser desenvolvida, tanto para quem dá quanto para quem recebe. Precisamos estar desarmados, atentos e enaltecer sempre as qualidades, sempre de forma bem profissional e não pessoal.

Anônimo disse...

A grande dificuldade de receber um feedback, é por que muitas vezes não aceitamos crítica ou sugestão de melhora, um feedback de forma mau colocada pode gerar conflitos e ate uma desmotivação.
Na hora de dar um feedback você precisa agir com cautela e muito cuidado na colocação das palavras, para não ser mau interpretado.
Vendo pelo lado positivo podemos melhorar algo que é desconhecido por nós mesmo, e passar a melhorar no comportamento ou ate mesmo na hora de falar ou se comportar em público.


Edemir Feiler.

Anônimo disse...

Informar feedback é muito importarte para uma organização, pois dessa maneira, pode-se reparar erros e motivar pessoas. Mas para que isso aconteça, o individuo que irá informar o feedback, deve saber expressa-se de forma que o outro individuo entenda e em situações oportunas para não causar constrangimentos, e quem esta recebendo faça entender, pois, caso isso não aconteça pode causar problemas e dificuldades de relacionamento na organização,junto a isso seu desempenho profissional com serviços de má qualidade ou sem compromentimento.

Anônimo disse...

Bom dia a todos..
Vejo no feedback uma boa abertura para fazer observações, elogios ou críticas.. o que vai fazer com que esse contato resulte em "bons frutos" será a forma como abordamos e transmitimos as mensagens. Gosto de receber feedbacks.. positivos motivam e fazem bem ao ego, e as críticas construtivas nos ajudam a melhorar a conduta e a enxergar o EU |CEGO.


quanto os feedbacks na parte organizacional, é saber o momento oportunuo e a melhor maneira para corrigir ou elogiar.. trazendo benefícios ao grupo.

Obrigado
Bruno Vale

Anônimo disse...

Dar feedback é um desafio, pois precisamos entender as outras pessoas e a maneira como elas reagem para aprimorar nossa capacidade de dar retorno.Somos, em geral, rápidos em apontar os erros dos outros e lentos em reconhecer seus acertos.
A forma que um feedback interfere numa organização, depende muito da forma que está sendo usada, as pessoas esperam sempre receber feedbacks positivos, e quando recebem negativos podem levar os resultados da organização para baixo, por isso, é necessário uma boa oportunidade e uma boa formulação de um feedback negativo, e para um feedback positivo, tbm deve é necessário um certo cuidado, pois pode levar o funcionário ao um possível "relaxamento" de suas funções.

Anônimo disse...

Renato S. ALves

Dar feedback é um desafio, pois precisamos entender as outras pessoas e a maneira como elas reagem para aprimorar nossa capacidade de dar retorno.Somos, em geral, rápidos em apontar os erros dos outros e lentos em reconhecer seus acertos.
A forma que um feedback interfere numa organização, depende muito da forma que está sendo usada, as pessoas esperam sempre receber feedbacks positivos, e quando recebem negativos podem levar os resultados da organização para baixo, por isso, é necessário uma boa oportunidade e uma boa formulação de um feedback negativo, e para um feedback positivo, tbm deve é necessário um certo cuidado, pois pode levar o funcionário ao um possível "relaxamento" de suas funções.


* esqueci de me identificar no outro..=]

Anônimo disse...

Adilson Jardim
Realmente penso como várias pessoas, Sei que é difícil dar e receber feedback.
Acho que a maioria das vezes pessoas não sabem passar da melhor forma, é confuso.entendo que um Feedback também seria para uma melhoria em fuções na organização,e certo, na linha de trabalho...Como críticas construtivas.
Mas...quem não sabe passar um Feedback com categoria! Muitas vezes pode ser desmotivante.
Também entendemos que um feedback bem passado sem dúvidas pode ser uma grande ferramenta para a motivação.
É importante dar feedbacks,seja para o lado negatico quanto para o lado positivo.mas temos que dar.
Importante apontar que, se o funcionária nunca receber um Feedback da empresa(positivo ou negativo)pode se encontrar perdido, pois nao saberá o que a empresa espera dele e quais as razões de seu esforço e comprometimento.Um bejo de:
Adilson Jardim.
thank you very much.

Anônimo disse...

Sérgio Aguiar
Gestão Comercial 2 Fase / Senac



Hoje o Feedbak é uma ferramenta Vital para um Gestor como poder aplicar e diciplinar as ações de seus funcionários dentro de uma empresa/organização. Muitos tem, a resistência ao Feedbk, ainda mais sendo um Feedbak Negativo, onde são reprimidos os seus comportamentos indesejaveis ou involuntários. Mas usando o Feedbak corretamente o de uma forma, construtiva e positiva ao funcionário o Feedbak terá então comportamento desejados,aonde o mesmo poderá desenvolver melhorias de suas idéias,motivações e compromisso com a empresa em que está trabalhando. Nunca é fácil aceitar um Feedbak, pois ainda não estamos acostumados a ser Avaliados as nossas ações perante a um Gestor da empresa/organização em que estamos trabalhando.

Anônimo disse...

JONALD DISSE Entre um e outro momento e necessario da um Feedback de maneira contrutiva mesmo sabendo que seu que seu fucionario e um dos melhores colarorador, as possoas sempre devem esta disposta a aceita o Feedback para conhecer a si proprio e fundamental para o cresimento profissional ou pessoal.

Unknown disse...

Para que haja êxito na comunicação do feedback as barreiras devem ser rompidas e estabelecida uma relação de confiança e segurança, as pessoas precisam do feedback, tanto do positivo quanto do negativo, precisam saber não apenas o que estão fazendo ineficientem,ente mas tambem o que realizam com eficiência.
Pablo

Anônimo disse...

Bom dia a todos em 1ºlugar quero dizer que concordo fielmente com a colocação da colega Jaqueline.
Vejo por experiência própria a necessidade de receber um feedback, seja bom ou ruim.
Concidero que caso seja bom! estou no caminho certo então é bola pra frente e não deixar o padrão cai.
Caso seja ruim! Opá acendeu a luz amarela vamos identificar os erros e tentar corrigir, afinal é essa a intenção desse feedback mostrar em que ponto a pessoa pode melhorar o que ainda não esta bom, e lebremos do ditado antigo "Podemos aprender com nossos próprios erros".
Lógico que para quem recebe este tipo negativo leva um susto, não aceita, quer dar um monte de desculpas, pode até cair em desmotivação na maioria das vezes, e é ai que mora o perigo, se essa pessoa ja estava fazendo algo que não estava bom e ainda acaba ficando desmotivado só vai é piorar sua situação o que não era bom fica pior! porém deve-se observar a oportunidade que é dada para acontecer mudanças na atuação.
Dentro da organização o gestor deve tomar cuidado ao passar o feedback aos funcionarios para não constrangir ninguém com algo negativo como também não demostrar em publico exagerados elogios a certas pessoas pois assim fica caracterizada sua preferência a um determinado grupo.
Acho que isso deve ser feito de maneira mais particular...Afim de evitar maiores trantornos operacionais.
Valeuuuu!!!!!! fuiii Valério

JULIANA AGUIAR disse...

Olá Patricia. Meu nome é Juliana, sou jornalista da Revista Santa Cruz e gostaria de entrevista-la. Poderia por gentileza me enviar seu e-mail pessoal para que possa lhe fornecer maiores informações.

Desde já agradeço a colaboração

Juliana Aguiar Carneiro
editorial@thatto.com.br

Anônimo disse...

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Anônimo disse...

あけましておめでとうございます。 [url=http://japanese-garden.org]バイアグラ 個人輸入[/url] バイアグラ 服用