terça-feira, 30 de novembro de 2010

GESTÃO COMERCIAL ATIVIDADE FINAL


Após leitura do material sobre Cultura e Qualidade de Vida no Trabalho, responda ao seguinte questionamento:


"De que forma a cultura organizacional afeta a qualidade de vida no trabalho e influencia sobre o distresse?"


Os indicadores avaliados são:

- Identifica os fatores funcionais e disfuncionais da cultura organizacional sobre as pessas e organizações


- Identifica fatores organizacionais que interfere na QVT

14 comentários:

Patricia disse...

DATA LIMITE PARA A POSTAGEM:

10 DE DEZEMBRO DE 2010

Unknown disse...

A forma de investir em educação,capacitação, formação, reconhecimento,através da criação de programas que colaborem na sensibilização e reeducação de hábitos do trabalhador, fator fundamental neste momento onde provocam novas atitudes nas empresas e mudanças no modo de vida das pessoas, abrindo espaços continuamente para a discussão e a busca de qualidade de vida dentro e fora do trabalho.Os fatores podem ser identificados em uma sociedade em mudanças e num momento excitante para as organizações. A sociedade percebe que a Qualidade de Vida e a Saúde são ativos importantes, envolvendo dimensões física, intelectual, emocional, profissional, espiritual e social.Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos empregados e na saúde financeira das empresas. Baixa motivação, falta de atenção, diminuição de produtividade e alta rotatividade criam uma energia negativa que repercute na família, na sociedade e no sistema médico.O sucesso de uma empresa depende, essencialmente, do desempenho e da motivação de seus colaboradores, a chave do sucesso empresarial é mantê-los motivados em seu trabalho. Isso somente será alcançado se os indivíduos estiverem satisfeitos com as principais dimensões de sua vida, em termos físicos, psicológicos, sociais, intelectuais e organizacionais, ou seja, se usufruírem de uma boa qualidade de vida. silvana 23:18 em 01/12/2010

Anônimo disse...

A busca pela qualidade e produtividade tem constituido o fator principal para as empresas proporcionarem melhor qualidade de vida dentro das organizaçoes e não fora delas,visando maior desempenho,motivação e resultados.O mercado estando cada vez mais competitivo e exigente movido pela velocidade das informacoes desse mundo globalizado e pelo avanço das tecnologias o empregado precisa de combustivel para isso e aí que entra a cultura da organizção a motivaçao eo comprometimento dos colaboradores.Buscando melhor qualidade de vida para os colaboradores sabe-se que a redução de custos com a saúde é considerável, além de ocorrer à diminuição dos níveis de stress e aumento de produtividade. Por isso cada vez mais vai haver a valorização da vida de cada um e tambem de um todo.
Pricila

Anônimo disse...

Oi professora, não estou conseguindo abrir o WEB aluno para ler o texto de qualidade e responder o questionário.
A noite tentarei novamente, estou indo trabalhar, chego uma 23:00 em casa.. qq coisa se eu postar depois da 24:00 ja estou justificando...
bjao Prof
Elaine Coelho

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Júlio Cesar Franco

As empresas que investem em capacitação profissional e da a oportunidades de crescimento para as pessoas, já é algo importante e estimulador para o profissional. Mas o destresse está presente nas organizações por vários motivos, tais como:
As funcionais e as desfuncionais são fatores que implicam no desenvolvimento da equipe, tanto positivamente como negativamente.
Ou quando a empresa cobra demais os colaboradores e metas em cima de metas, mas por troca disso nao recebe nada, ou muitas horas trabalhadas, tudo isso afeta na qualidade de vida no trabalho. É importante valorizar o seu ambiente de trabalho, pois é lá que passamos boa parte de nosso tempo.
Para se criar um distresse tem que ser algo muito forte, pois ele causa agonia, aflição e que mexe no emocional do indivíduo, então é bom que as empresas cuidem desse emocional de cada um, as pessoas tem necessidades diferentes e precisamos saber identificar cada uma delas para que não venha a prejudicar nem o colaborador e nem a empresa.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Segundo CHIAVENATO (1999), o desempenho no cargo e o clima organizacional representam fatores na determinação da QVT. Se não houver uma boa qualidade de trabalho, logo haverá a alienação do empregado, a insatisfação e a má vontade, chegando ao declínio da produtividade. Quando a qualidade do trabalho é boa, tudo muda e fica diferente, conduzindo-se a um clima de confiança e respeito mútuo, no qual o indivíduo tenderá a aumentar as suas contribuições. Podem-se envolver os colaboradores em programas de vida no trabalho por meio do enriquecimento de cargo, que significa a reorganização e ampliação de cargos para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca através do crescimento de variedades, autonomia, significado das tarefas, identidade com as atarefas e retroação. Desta forma, o enriquecimento de cargos serve para provocar a motivação do colaborador dentro da organização, dando oportunidade para o seu crescimento.
Mas, para uma pessoa se sentir motivada dentro de uma empresa, ela tem que se sentir como uma parte fundamental do processo, mostrando que ela tem importância dentro da organização e que outras pessoas precisam dela.

Rubia Martins
3 fase
Matutino- SENAC

Unknown disse...

Como próprio SCHEIN (1992) fala, a cultura é algo que a organização possui, como um recurso passível de ser gerenciado, portanto, modificado. Isto vai ocorrer no momento em que se perceber que as soluções conhecidas não funcionam mais para resolver os problemas (os resultados não estão sendo alcançados), levando a uma necessidade de adaptação às novas demandas do ambiente interno e externo.
As novas empresas, onde os fundadores ainda atuam e seus valores são muito presentes, funcionando como uma verdadeira ferramenta de trabalho no cotidiano para fazer as coisas acontecerem, não há espaços para lutas de poder, uma vez que a organização ainda se encontra em busca da identidade. À medida que a empresa passa a ser administrada por gerações posteriores ou se encontra totalmente profissionalizada, em uma fase madura, podem aparecer sub-culturas (por critérios de identidade funcional, geográfica, formação acadêmica ou outros) e rupturas, havendo necessidade das lideranças decidirem o que preservar e/ou mudar de forma a continuar garantindo a sobrevivência da organização. Caso essas rupturas levem à desestabilização da cultura mediante a competição entre diversas sub-culturas que surgiram ao longo do tempo, há um problema mais grave, provenientes de problemas de integração interna principalmente (jogos de poder). A fragmentação, no entanto, indicaria a não-existência de uma cultura organizacional e, portanto, organização.
Os valores, portanto, em diferentes níveis de profundidade, são considerados como elementos chave da cultura organizacional e é sobre eles que se pode atuar em processos de mudança cultural.
A busca da qualidade e produtividade tem constituído no fator principal para as empresas proporcionarem a qualidade de vida dentro das organizações e não fora delas como mecanismos compensatórios, visto que ao promover a saúde e bem estar de seus funcionários, observando tarefas, desempenhos, desenvolvimento, elementos que a qualidade de vida no trabalho gerencia obtêm-se aumento da motivação, da satisfação e do desempenho dos trabalhadores.

Unknown disse...

Como estudamos ao longo do semestre, existem vários fatores que podem e irão interferir no comportamento humano, sejam de forma negativa ou positiva. Vendo sob a óptica empresarial, seus valores e suas culturas terão ligações diretas nos colaboradores.
Podemos pegar como exemplo o caso da Rede Sonae, sendo uma rede varejista com atuação no RS, tendo bandeiras de supermercados e hipermercados. Composta por centenas de colaboradores foi adquirida pela multinacional Rede Wal-Mart, entre 2004 e 2005. Com isso ocorreram muitas mudanças, sendo inseridos no cenário novos hábitos, uma nova cultura. Muitos procedimentos sofrem grandes mudanças no processo cujo colaboradores da antiga Rede Sonae já estavam habituados. Com isso gerou-se um conflito com grande parte do quadro de funcionários, com dificuldades de adaptação as novas políticas, levando-os assim a desmotivação, baixa produtividade, não atingindo mais suas expectativas e muito menos as da empresa. Com isso acarretou em pedidos de demissões em massa, devido ao distresse gerado durante a migração de uma empresa para outra. Buscando sanar esse problema, a nova Rede, manteve seus valores, mas soube adaptar sua cultura a da região de atuação desses colaborares antigos. Buscando dessa forma manter uma qualidade maior no ambiente de trabalho. Essas informações soube através de funcionários que passaram por esse período de transição e adequação de culturas e políticas da empresa. Mesmo assim, nem todos funcionários se mantiveram no quadro, mas conseguiram de certa forma satisfazer ambas as partes, tanto colaboradores quanto empresa.
Através disso vimos o quanto é difícil o processo de adaptação e como isso pode interferir na qualidade de vida dos colaboradores. Sabemos o quanto as mudanças são necessárias, mas que sendo de forma brusca e diferente do costumeiro, pode-se gerar um desconforto e com isso alto grau de distresse.
Jéderson Acosta

Unknown disse...

A cultura organizacional está vinculada a existência de um grupo social. As organizações podem ser consideradas como pessoas, que se organizam, compartilham tempo, espaço.À medida que a empresa passa a ser administrada por
gerações posteriores ou se encontra totalmente profissionalizada, em uma fase madura, podem
aparecer sub-culturas (por critérios de identidade funcional, geográfica, formação acadêmica
ou outros) e rupturas, havendo necessidade das lideranças decidirem o que preservar e/ou
mudar de forma a continuar garantindo a sobrevivência da organização.
Nos dias atuais as pessoas estão com novos paradigmas e novos modos de vida, deixando de lado a qualidade de vida no trabalho, as pessoas estão se preocupando somente com o trabalho e descuidando de suas vidas pessoais, estão esquecendo de viver. Afetando a saúde das pessoas, principalmente psicologicamente, o que está gerando o distresse, que é o estresse ruim, onde a pessoa não sente motivação para nada e ficando desanimada.

Juliana M. Lemmertz

GAMES FOR ALL BRASIL disse...

Jeferson da Costa barbosa.

É perceptível o quanto a cultura organizacional de uma empresa, afeta o comportamento do indivíduo. Por uns oito anos, fui colaborador em empresas de vendas, atuantes no mercado de bebidas do tipo cereveja, refrigerantes, sucos, chás etc, nestas empresas o clima é de concorrência pura, ultrapassando as barreiras do aceitável, cito como exemplos, a princípio a concorrência era com as outras empresas, entretanto na prática era concorrência entre vendedores, supervisores, gerentes e todods níveis, então as pessoas que não se adaptavam aquela cultura organizacional, não permaneciam por nem um ano na empresa, as vezes nem os três meses da experiência, por outro lado, quem se adaptava passava a ter o comportamento de sempre quere ganhar em tudo, na família, com amigo e em brincadeira afirmavam que não aceitravam perder nem "par ou ímpar". Então o que se via com opassar do tempo as pessoas stressadas, se separando das esposas, não dando tanta importância a família e sempre querendo ser o número um na empresa, percebi que para a empresa este comportamento era o objetivo, pois assim vendiam mais, mas por outro lado, como aconteceu comigo, quando as pessoas se desilgam da empresa, olham para trás e nem acrediatam que suportaram aquela pressão psicológica, então realmente a cultuira organizacional da empresa afeta sim a qualidade de vida, podendo ser positiva se a empresa tem valores humanos, mas pode afetar negativamente também se a empresa assim propuser.

Anônimo disse...

ещё и на последок суши голову верх ногами(типо пусти к полу и суши...и чуток на корни перед сушкой пенки-чууток!!|Очень люблю греческие фамилии!! они такие звучные и привлекательные. вот подумываю сменить фамилию на какую-нибудь греческую. Мне может показаться на первый взгляд, и к моему имени очень подойдет, и еще у меня очень привлекательный греческий нос, и вообще уже давно ощущаю себя действительной гречкой.

[IMG]http://2nt.ru/images/logoicon2.png[/IMG]
[IMG]http://v7em.com/go/head.gif[/IMG]
Мы не публикуем:
подглядывания порно смотреть , частное любительское русское порно , садомазо картинки , диснеевские порно мультики Ту и т. д.

Anônimo disse...

но все точно еще хочется узнать нормально ли это?

[IMG]http://2nt.ru/images/logoicon2.png[/IMG]
http://2NT.ru/znak.htm
[IMG]http://v7em.com/go/head.gif[/IMG]