segunda-feira, 3 de setembro de 2007

TGTI - Estilos de liderança

Esta é uma atividade individual que deve ser realizada até dia 24 de setembro.
Após escolher dois estilos de liderança, descreva-os e faça um breve comentário sobre os mesmos.

25 comentários:

Anônimo disse...

Comentarei três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal.

Liderança Autocrática: Ao meu ver a liderança autocrática é o líder que foca apenas nas tarefas. Esta liderança também é chamado de liderança autoritária. Ele (o líder) toma decisões sózinho, sem ouvir as opiniões dos liderados.

Liderança Democrática: Tem como foque numa liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados nos processos da empresa.

Liderança Liberal: significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar".

Unknown disse...

LIDERANÇA INSTITUCIONAL: É aquela liderança exercida pela força da instituição, que nomeia o líder. Exemplos: Pastor, Ministro de Estado, Secretário de Governo, etc.


LIDERANÇA LAISSEZ-FAIRE: Liderança com o nome derivado do francês, que signfica "deixe fazer". Nela cada indivíduo faz o que quer, e o líder, no fim das contas, não faz absolutamente nada. Não orienta, não coordena, não traça planos... No meu ver, uma total zorra.

Márcio Feijó disse...

Entendo que um dos estilos de liderança mais eficientes seria o COACHING, pois o lider coaching ajuda os outros (colaboradores) a trilharem o seu próprio caminho de autodesenvolvimento, ajudando cada colaborador a descobrir a forma de expressar melhor os seus talentos.
O coaching procura sempre ajudar o colaborador a aprender, mais do que ensinar; ajuda a desenvolver a inteligência emocional; ajuda a fazer opções, a descobrir e definir suas metas, entre outros aspectos.
Portanto, a filosofia coaching de liderança defende a ideia de que o desenvolvimento e a aquisição de competências são processos contínuos e da responsabilidade de todos, e não apenas ações limitadas no tempo e regadas pela hierarquia.

Já o tipo de liderança CENTRALIZADA seria o inverso do que foi falado acima. Esse tipo de liderança é do tipo que muitas pessoas desejam nunca ter, pois esse tipo de líder pode acabar “instigando” o colaborador a erros devido a constantes cobranças, tudo isso devido a falta de democracia que vejo na liderança centralizada.

MÁRCIO FEIJÓ

Unknown disse...

Segundo Resende (2004), a liderança pode ser pensada como: “uma função de comando” ou “uma qualidade que faz com que alguém seja capaz de influenciar ou conduzir pessoas para um objetivo”.

Teorias dos estilos de liderança: existem alguns tipos de liderança irei citar 3: o autocrático, liberal ou laissez-faire, o servidor.
• Autocrático: é o centralizador, possessivo e controlador, que ilustra o célebre ditado “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
• - Laissez-faire: não se envolve com as atividades de áreas de seus funcionários e exerce pequenas influências, conhecido como “deixa rolar”, tendo, portanto, menor visibilidade por parte dos funcionários.
• Liderança Servidora: Tende a inverter a pirâmide,sendo operacional,supervisores,gerentes e presidência,desta forma o gestor atuara a serviço de sua equipe,mesmo que isso signifique sacrifício para ele,ou seja, na buscar de identificar e atender as necessidades da mesma para que possa satisfazer as expectativas do cliente,alvo principal da organização.

Anônimo disse...

DpM - Direção por missões. A liderança é crítica, porém não exige um líder com qualidades extraordinárias para obter um resultado eficaz.Basta ter um certo potencial e seguir corretamente a metodologia. Ser fiel a missão da empresa e dar suporte para as pessoas realizarem suas tarefas focadas na missão da empresa.

Coaching - apoio ao desenvolvimento do colaborador. Não se trata de treinar o colaborador apenas para adquirir competências técnicas, mas também pessoais e de liderança.

Anônimo disse...

Liderança Democrática e Autocrática

Na Liderança Democrática a maioria tem o poder de decisão. Os procedimentos do líder são de acordo com a opinião geral, isso sem que o líder deixe de exercer seu papel na equipe, ou seja, ele continua gerenciando os integrantes e estimulando-os a participarem nas tomadas de decisão. O líder democrático está sempre atento às necessidades e comportamento de cada membro de sua equipe e procura agir da forma mais abrangente possível, visando a satisfação da maioria.


Na Liderança Autocrática o líder impõe suas ordens e vontades. Esse estilo de liderança é aplicado geralmente a equipes inexperientes ou que por algum motivo os membros tenham perdido foco no objetivo comum da equipe. Nesse caso todas as decisões serão centralizadas pelo líder.

Anônimo disse...

"Sendo a motivação das pessoas variada e variável, a escolha do estilo de liderança deve ser bastante flexível e dinâmica. Portanto, nao há normas rígidas ou regras.É importante atender a que quanto mais congruente for o estilo adoptado, com as motivações do grupo, mais provável é que a liderança corresponda ao que os liderados esperam dela".

Fachada, 2000

--
Carlos Omar - Gerente de contas

Anônimo disse...

"Liderança é a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos." (Vergara, 2003)

Os líderes apresentam características em que podemos apontar o tipo de liderança que ele aplica em sua equipe/grupo. Há líderes que são autocráticos: aqueles que apenas o líder impõe as decisões e idéias, não se preocupa com a participação do grupo para ajudar nas tomadas de decisões. Os líderes democráticos, o contrário do autocrático, o líder busca tomar as deciões em comum acordo com o grupo, os liderados participam.
O Laissez Faire, o líder possui pouca participação no processo decisório, pois a própria palavra significa "deixe fazer", permitindo então que cada um tome sua própria decisão.

Cada um desses estilos de liderança é eficaz para cada caso específico. No setor em que trabalho, o mais adequado é o estilo democrático (o que é atualmente usado), pois quase sempre é preciso a sugestão e opinião de todos para tomar decisões. Acho este o melhor modelo para ser usado em organizações que trabalham com criação.

Franco Bertoncini Andrade

Anônimo disse...

Nos dias de hoje, ser um profissional líder e ainda com sucesso não é

tarefa simples. Acho indispensável desenvolver aptidões nas

tecnologias de informação e de maneira intensiva nas comunicações

interpessoais, saber um ou mais idiomas, e sobre tudo ter uma atitude

positiva e proativa constante.

Devemos aprender a nos adaptar às mudanças, potenciar as relações

humanas e as verdadeiras capacidades.


Para se destacar no ámbito de trabalho é chave estar bem informado

sobre as diferentes tendências políticas,
sociais, econômicas e culturais.


Quero chamar a atenção para algo que pessoalmente acho fundamental, é

referente à capacitação constante. Deve-se ser ambicioso neste

aspecto, avanzar hoje já é regra, portanto parar significa ser levado

pela maré.
Concorda comigo em que a diretoria da sua empresa nao iria querer seu

investimento levado pela maré, não né?


Motivante assunto este de se manter sempre em dia, não acha?. Se eu

não o faço, outro o fará, é simples e até cruel.

Referente à atitude, é importante, e acredito que todos condordam com

isto, manter as boas relações dentro do grupo, ou da equipe. Devemos

destacar as boas idéias, escutar as propostas dos camaradas e criar

debate para maximizar estas sugestões, transformar estas em idéias

que finalmente serão incorporadas nas políticas de desenvolvimento da

própria empresa.

Trabalho colaborativo na empresa.

Este conceito é mais do que simples trabalho em conjunto, poderia se

comparar com uma política organizacional na qual as pessoas mantenham

uma atitude proativa, interagindo e colaborando com as tarefas do

restante dos colaboradores.

Para que todo isso funcione, manter um clima de trabalho positivo é

chave. Isto estimulará a motivação de cada indivíduo para gerar de

boa maneira novas idéias, e continuar colaborando de bom ánimo nas

atividades diárias.

É fundamental saber gerenciar a equipe de modo que cada indivíduo

gere o resultado esperado. Pra isto deve existir uma adequada

comunicação interna, saber entregar a informação, manter um bom clima

de trabalho, aprender a encaixar todas as habilidades, ter metas

claras e um propósito, ou objetivo, em comum.

Portanto, juntos devemos aprender que trabalhar de maneira

colaborativa e em armonia, nos dá resultados de maior qualidade, onde

todos teremos ganhos, e onde cada um é uma parte muito importante do

todo que é o objetivo geral.

"Um por todos,Todos por um, " / Os três mosqueteiros



Carlos Castillo

Anônimo disse...

Pode-se perceber que não existe uma liderança totalmente perfeita, mas o ideal para cada líder é saber identificar qual o seu estilo e conseguir adaptar à equipe para obter dos membros um melhor desemprenho.
Liderança democrática: valoriza-se o grupo no momento das tomadas de decisões, onde em conjunto os colaboradores traçam estratégias e metas para alcançarem os objetivos comuns, podendo solicitar aconselhamento ao líder que poderá sugerir alternativas para o grupo. O líder procura não obter maior destaque que os demais integrantes, considerando-se igual aos demais. A divisão das tarefas costuma ser um acordo entre os interessados, permitindo o trabalho com pessoas com quem o indivíduo mais possui afinidades. Por essa liberdade nas escolhas, pode ocorrer a divisão da equipe em grupos de afinidades ou exclusão de algum membro, é neste ponto que o líder precisa estar atento.
Liderança autocrática: neste estilo o líder determina as respostas para a quantia máxima de atividades que puder, sendo o seu objetivo principal manter sobre seu controle todos os processos realizados pela equipe. Determina a atividade do colaborar perante o grupo e seu companheiro. Suas decisões são uma incógnita para o grupo, gerando surpresas no decorrer das atividades. Tanto para críticas ou elogios, faz de forma direta e pessoal, desprezando a unidade de grupo, onde cada qual está responsável por seu problema e resolução.

Anônimo disse...

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.
Segundo Chiavenato a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas.
Diferentes lideranças:
PERFECCIONISTA:A idéia condutora é o controle de qualidade. Qualidade e controle andam de mãos dadas. Supervisão é um ponto fundamental. A liderança é levada a cabo iniciando um plano perfeito e estipulando responsabilidade para cada setor. Têm prazer pelo trabalho bem feito. Gostam de trabalhar sozinhos, horas a fio, com listas, plantas e diagramas, esquadrinhando alternativas, designando responsabilidades e decidindo o que acionar se surgirem problemas.
PACIFISTA:Podem ficar indecisos entre diferentes pontos de vista e talvez examinem as várias alternativas exaustivamente, perdendo assim a oportunidade de exercerem uma liderança ativa e precisa. As metas não são claras e especificas, mas globais. São indecisos nas especificações de como um plano deve ser executado. Não agem com rapidez e, uma vez que uma solução viável esteja funcionando, tendem a querer repetir o conhecido.

Unknown disse...

O líder democrático aceita sugestões e se preocupa com os interesses e com as necessidades específicas de seus funcionários. Ele apóia, encoraja e delega poderes. Já o líder autocrático é aquele cara que não gosta muito de sugestões, pois é sempre ele que tem razão. Ele sempre define o que e como deve ser feito e não se preocupa com as questões humanas, pois está focado apenas nos processos.

Luis Henrique Miron Roloff disse...

Olá!

Escolhi dois estilos de liderança que não foram vistos em sala de aula e que apresentam idéias divergentes. São eles:

Liderança Situacional

Este estilo determina que o papel do líder baseia-se em avaliar cada indivíduo separadamente, analisando seu desempenho e interagindo com ele de forma a suprir suas necessidades. É importante manter a intensidade da supervisão do líder em relação aos funcionários, porém, sempre os apoiando e percebendo suas habilidades para desempenhar atividades, funções e atingir objetivos.

Liderança Permissiva

Este estilo é um produto de uma sociedade em transição. Acredita-se que a melhor forma de dirigir é não dirigir em absoluto, deixando que os indivíduos maduros tenham uma completa liberdade, sem guia e sem controle ou ajuda. Na vida do grupo, esta forma de trabalho ou discussão totalmente incontrolada conduz freqüentemente a experiências insatisfatórias. Tendo em vista a natureza altamente individualista de nossa cultura, os membros de grupo raramente aprendem mais habilidades de socialização, a tolerância para as diferenças individuais e o interesse para com o grupo, habilidades que são indispensáveis para uma ação efetiva de grupo.

Atenciosamente,
Luis Henrique Miron Roloff

Anônimo disse...

Eu começo com a frase “Se você não estiver exercendo influência, não estará liderando” de Maxwell, The 21 Irrefutable Laws of Leadership, 20
O que quero dizer com isto é que todos nós já fomos líderes. Nem que seja inconscientemente, quando éramos bebes, chorávamos e nossos pais saíam para ver o que estava acontecendo. Influenciar é um verbo ativo que implica levar uma pessoa ou um grupo de pessoas a alcançar uma meta.
Com o passar dos anos entramos na escola e saímos do nosso lar onde quem liderava normalmente é o pai e caímos nas mãos dos professores. Existem professores que nos desmotivam e outros que nos ensinam a ter prazer nos exercícios (principalmente esporte:-)

Será que má liderança existe?
A pergunta pode ser rápida e facilmente respondida, se observarmos o que acontece quando existem maus líderes numa organização. O termo líder está tipicamente associado ao bom, mas só porque alguém tem o título de líder isso não o faz, necessariamente, um bom líder.
Barbara Kellerman, no seu livro Bad Leadership, identifica sete categorias de má liderança, que são: incompetência, rigidez, propensão ao exagero, indiferença, corruptibilidade, estreiteza de espírito e maldade.
As organizações cujo líder tenha uma ou mais destas categorias, sofrerão no mínimo duras dificuldades, ou no máximo desintegrar-se-ão. E terá isso alguma relação com as teorias da liderança? Sim. Estes líderes tiveram a capacidade de persuadir outros a seguirem-nos, frequentemente ou porque simplesmente tinham a posição e o título de líder.

Após ler as características dos tipos de líderes como:
Coaching; Mentoring; Liderança Carismática; Liderança Ressonante; Liderança Servidora; Liderança Transformacional; Liderança Laissez-Faire; Liderança Democrática e Liderança Autocrática; percebo que um líder (de fato) tem que possuir um pouco de cada tipo, que saiba mudar a sua estratégia de acordo com a equipe ou time que tem em mãos. Não adiantará nada ser o melhor Líder democrático do mundo se o grupo de pessoas que você esta lidando precisa de um coach . O líder precisa se adaptar conforme a necessidade do grupo.

O bom líder, por conseguinte, não é o que se restringe a se relacionar bem com os liderados - é aquele que consegue satisfatório relacionamento dos liderados entre si.

Muito importante além de saber liderar é saber ser liderado.
Muitos não gostam de trabalho em grupo, pois não estão dispostos a serem liderados além de outros motivos. Mas na vida nunca estaremos sozinhos e nem sempre seremos líderes.

Eduardo Roberto Pacheco Märtins

Unknown disse...

Tipos de liderança por ICARO MATTES

Mentoring - Apesar da forte tendência ao jovem devido a sua grande ligação com a ATUALIZAÇÃO, acredito que se perde um pouco de tempo sem um bom "mentor", com toda experiência, liderança e reconhecimento que o mesmo carrega. Esse tipo de liderança é muito importante, pois uma pessoa vivida sabe, devido a quedas e tropeços como pular etapas e otimizar esse tempo.

Ressonante - Um lider ressonante não demostra indignação quando se depara com um problema ou um erro, ele fica feliz em poder ensinar e mostrar o que sabe, ou seja, são TREINADORES constantes.

Minha opinião que um lider para ter autoridade ele deve se por na pele do liderado e até mesmo servir a ele e assim saber escolher o que é necessário e não o que é de desejo do mesmo, mas nunca prejudicando nem a ele e nem ao liderado.

Anônimo disse...

ADMINISTRAÇÃO POR EXCEÇÃO – PASSIVA

Este tipo de líder tende a ser “laissez-faire” só entram em ação quando algo está tomando um caminho errado.
Evitam mudanças e só atuam quando ocorre algo inusitado.


ADMINISTRAÇÃO POR EXCEÇÃO – ATIVA

Diferentemente da administração por exceção passiva ele determina objetivos e acompanha o desenvolvimento dos trabalhos detalhadamente sinalizando continuamente os passos certos e errados. Há uma tendência a um desempenho moderado.

RECOMPENSA CONTIGENTE

O líder, faz o estilo transacional, traça objetivos, metas e conseqüentes recompensas para que seus liderados se motivem a realiza-las

Anônimo disse...

Liderança - Uma definição
Uso de influência simbólica e não coercitiva para dirigir e coordenar as atividades
dos membros de um grupo organizado, para a realização dos objetivos do grupo.

Tipos de liderança
Liderança Autoritária - Tomam praticamente todas as decisões por si mesmo.
Liderança Democrática - Trabalha com o grupo para ajudar seus membros a chegar às
suas próprias decisões.
Liderança Liberal – Deixa que seu grupo por si só faça o que quiser.

Comportamento do líder orientado para as tarefas:
- Planeja e define como o trabalho será feito.
- Atribui responsabilidades pelas tarefas.
- Define claramente os padrões de trabalho.
- Busca completar as tarefas.
- Monitora os resultados do desempenho.

Comportamento do líder orientado para as pessoas:
- Atua como apoio e retaguarda para os seguidores
- Desenvolve relações sociais com os seguidores
- Respeita os sentimentos das pessoas
- É sensitivo quanto às necessidades dos seguidores
- Mostra confiança nos seguidores.

Anônimo disse...

Seguem os meus comentários sobre 2 estilos de liderança, que através destes várias pessoas podem auxiliar nas tomadas de decisões, não deixam assim a decisão nas mãos de apenas 1 pessoa.

Liderança Servidora: É um estilo de liderança que, na minha opinião, é muito interessante, pois independente da pessoa ser de um alto escalão ou de cargos ou funções de menor nível, elas podem liderar e servir, podendo contribuir a um bem comum.

Liderança Sociocrática: Com este estilo de liderança pode-se ter melhores resultados nas tomadas de decisões, pois à uma argumentação entre as pessoas envolvidas para que possam serem feitas adaptações das idéias, podendo assim essa decisão ter maior grau de acerto e também uma maior aceitação entre os participantes.

Alessandro N. de Matos

Fábio Floripa disse...

Vou comentar sobre Coaching e Mentoring
Coaching - O líder coach tem como ponto de partida o respeito incondicional pelo liderado enquanto ser humano. O coaching conhece a si mesmo e aos outros, tendo maior capacidade de se relacionar positivamente.

Mentoring- trata da orientação profissional, no estilo de desenvolvimento de carreira com foco no longo prazo e no futuro.

Enquanto um trabalha o dia-a-dia o outro foca no impulso da carreira para o futuro.

Anônimo disse...

O estilo deixa-andar (tipo desertor):

É indiferente, quer ao rendimento, quer à moral dos empregados. Mesmo se tudo na empresa funciona mal ou de uma maneira desorganizada, ele não parece grandemente afetado por tal situação, não tomando decisões senão em casos extremos.

O tipo burocrata

Como afirma R. Likert, o burocrata é incapaz de conceber ou aplicar os princípios de liderança de sua própria iniciativa. Procura antes de mais respeitar o enquadramento jurídico, encontrado um sólido refúgio nos sistemas legais.

Anônimo disse...

Liderança servidora: O modelo de liderança servidora começa com a inversão da pirâmide. No topo sendo operacional, supervisores, gerentes e presidência onde a direção se posta no ponto mais alto e sucessivamente os cargos em importância vêm descendo.


Liderança autocrática: modelo Mental “Manda quem pode e obedece quem tem juízo.” No modelo de liderança autocrática, o líder centraliza todo o poder em si mesmo. Ele não abre espaço para ninguém, não confia em ninguém, não deixa ninguém fazer nada. Considera-se o poderoso, ao qual todos devem obediência cega e incontestável. Ele não valoriza o seu grupo. Valoriza apenas a si mesmo.

Engielli Bolfoni Vargas disse...

Comentarei três estilos de liderança:servidora, autocrática e democrática.
Liderança Servidora: A principio liderar e servir tem significados diferentes, mas ao ler o livro do James C. Hunter, vemos o quanto este estilo é interessante pois o lider servidor sabe ouvir, sabe ouvir e motiva seus colaboradores pelo exemplo.
Liderança servidora é "a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns".
Liderança Autocrática: é o lider que foca apenas em seus objetivos, toma as decisões sozinho sem se importar com a opinião de seus subordinados.
Liderança Democrática:é o lider que permite a participação de todos para atingir os objetivos ou metas, mas este tipo de liderança funciona melhor para um pequeno grupo.

Bruno M. Soares disse...

A liderança potente é uma questão de estar consciente do que está acontecendo no grupo e agir apropriadamente. Ações específicas são menos importantes do que a clareza e a consciência do líder. É por essa razão que não existem exercícios ou fórmulas que garantam uma liderança bem-sucedida.'' (Lao Tzu)


LIDERANÇA SITUACIONAL: é uma teoria que possibilita ao líder variar de técnica de acordo com as diferentes condições e pessoas com as quais e defronta, viabilizando a combinação de estilos de liderança aplicados aos níveis de maturidade dos subordinados, mas sempre considerando cada situação, cada tarefa específica.

Características:

1 Direção (Determinando) o líder fornece instruções específicas e supervisiona diretamente a execução da tarefa;
2 Treinamento (Persuadindo) o líder continua a dirigir e supervisionar a realização de tarefas, mas explica o trabalho, as decisões, pede sugestões e desenvolve sua equipe;
3 Apoio (Compartilhando) o líder facilita e apóia os esforços dos subordinados para cumprir tarefas e compartilha com eles a tomada
de decisões;
4 Delegação (Delegando) o líder transfere a autoridade na execução do processo decisório e da solução de problemas aos subordinados

---------------

LIDERANÇA PATERNALISTA: É aquele tipo de liderança na qual se trabalha motivado por simpatias. Este estilo de liderança gira em torno das pessoas, valorizando os indivíduos e as suas emoções mais do que as suas tarefas. Esse líder luta para mandar seus empregados felizes e sempre tentando manter a harmonia entre eles.
Riscos - apesar de parecer bom, este estilo não deverá ser utilizado isoladamente. O seu enfoque exclusivo nos elogios poderá permitir que uma tarefa incorreta apresentada não seja corrigida e os empregados poderão pensar que a mediocridade é tolerada.

Sérgio Cioban Filho disse...

Liderança servidora:
Todos somos chamados para obedecer e liderar, este é o conseito principal da liderança servidora. Um profissional com muita experiência e qualificação em algum momento terá que obedecer uma ordem, em contrapartida um profissional com pouca formação terá que impor liderança em alguns momentos.

Coaching: É um compromisso com resultados, onde o gestor apoia e estimula o colaborador a fim de obter os melhores resuldados dele.

Patricia disse...

Olá Pessoal:
Quero parabenizá-los pela riqueza das pesquisas que vocês fizeram: trouxeram muitas informações relevantes. Algumas definições de liderança mostraram-se bastante atualizadas e outras mais clássicas, como a autocrática, democrática e laissez faire, mas com seus enormes valores. Afinal, estas definições abriram espaço para a criação e elaboração de todas as demais.
Abraços a todos, Patricia