GESTÃO DE PESSOAS - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL -DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES:
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segunda-feira, 3 de setembro de 2007
TGTI - Estilos de liderança
Esta é uma atividade individual que deve ser realizada até dia 24 de setembro. Após escolher dois estilos de liderança, descreva-os e faça um breve comentário sobre os mesmos.
25 comentários:
Anônimo
disse...
Comentarei três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal.
Liderança Autocrática: Ao meu ver a liderança autocrática é o líder que foca apenas nas tarefas. Esta liderança também é chamado de liderança autoritária. Ele (o líder) toma decisões sózinho, sem ouvir as opiniões dos liderados.
Liderança Democrática: Tem como foque numa liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados nos processos da empresa.
Liderança Liberal: significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar".
LIDERANÇA INSTITUCIONAL: É aquela liderança exercida pela força da instituição, que nomeia o líder. Exemplos: Pastor, Ministro de Estado, Secretário de Governo, etc.
LIDERANÇA LAISSEZ-FAIRE: Liderança com o nome derivado do francês, que signfica "deixe fazer". Nela cada indivíduo faz o que quer, e o líder, no fim das contas, não faz absolutamente nada. Não orienta, não coordena, não traça planos... No meu ver, uma total zorra.
Entendo que um dos estilos de liderança mais eficientes seria o COACHING, pois o lider coaching ajuda os outros (colaboradores) a trilharem o seu próprio caminho de autodesenvolvimento, ajudando cada colaborador a descobrir a forma de expressar melhor os seus talentos. O coaching procura sempre ajudar o colaborador a aprender, mais do que ensinar; ajuda a desenvolver a inteligência emocional; ajuda a fazer opções, a descobrir e definir suas metas, entre outros aspectos. Portanto, a filosofia coaching de liderança defende a ideia de que o desenvolvimento e a aquisição de competências são processos contínuos e da responsabilidade de todos, e não apenas ações limitadas no tempo e regadas pela hierarquia.
Já o tipo de liderança CENTRALIZADA seria o inverso do que foi falado acima. Esse tipo de liderança é do tipo que muitas pessoas desejam nunca ter, pois esse tipo de líder pode acabar “instigando” o colaborador a erros devido a constantes cobranças, tudo isso devido a falta de democracia que vejo na liderança centralizada.
Segundo Resende (2004), a liderança pode ser pensada como: “uma função de comando” ou “uma qualidade que faz com que alguém seja capaz de influenciar ou conduzir pessoas para um objetivo”.
Teorias dos estilos de liderança: existem alguns tipos de liderança irei citar 3: o autocrático, liberal ou laissez-faire, o servidor. • Autocrático: é o centralizador, possessivo e controlador, que ilustra o célebre ditado “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. • - Laissez-faire: não se envolve com as atividades de áreas de seus funcionários e exerce pequenas influências, conhecido como “deixa rolar”, tendo, portanto, menor visibilidade por parte dos funcionários. • Liderança Servidora: Tende a inverter a pirâmide,sendo operacional,supervisores,gerentes e presidência,desta forma o gestor atuara a serviço de sua equipe,mesmo que isso signifique sacrifício para ele,ou seja, na buscar de identificar e atender as necessidades da mesma para que possa satisfazer as expectativas do cliente,alvo principal da organização.
DpM - Direção por missões. A liderança é crítica, porém não exige um líder com qualidades extraordinárias para obter um resultado eficaz.Basta ter um certo potencial e seguir corretamente a metodologia. Ser fiel a missão da empresa e dar suporte para as pessoas realizarem suas tarefas focadas na missão da empresa.
Coaching - apoio ao desenvolvimento do colaborador. Não se trata de treinar o colaborador apenas para adquirir competências técnicas, mas também pessoais e de liderança.
Na Liderança Democrática a maioria tem o poder de decisão. Os procedimentos do líder são de acordo com a opinião geral, isso sem que o líder deixe de exercer seu papel na equipe, ou seja, ele continua gerenciando os integrantes e estimulando-os a participarem nas tomadas de decisão. O líder democrático está sempre atento às necessidades e comportamento de cada membro de sua equipe e procura agir da forma mais abrangente possível, visando a satisfação da maioria.
Na Liderança Autocrática o líder impõe suas ordens e vontades. Esse estilo de liderança é aplicado geralmente a equipes inexperientes ou que por algum motivo os membros tenham perdido foco no objetivo comum da equipe. Nesse caso todas as decisões serão centralizadas pelo líder.
"Sendo a motivação das pessoas variada e variável, a escolha do estilo de liderança deve ser bastante flexível e dinâmica. Portanto, nao há normas rígidas ou regras.É importante atender a que quanto mais congruente for o estilo adoptado, com as motivações do grupo, mais provável é que a liderança corresponda ao que os liderados esperam dela".
"Liderança é a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos." (Vergara, 2003)
Os líderes apresentam características em que podemos apontar o tipo de liderança que ele aplica em sua equipe/grupo. Há líderes que são autocráticos: aqueles que apenas o líder impõe as decisões e idéias, não se preocupa com a participação do grupo para ajudar nas tomadas de decisões. Os líderes democráticos, o contrário do autocrático, o líder busca tomar as deciões em comum acordo com o grupo, os liderados participam. O Laissez Faire, o líder possui pouca participação no processo decisório, pois a própria palavra significa "deixe fazer", permitindo então que cada um tome sua própria decisão.
Cada um desses estilos de liderança é eficaz para cada caso específico. No setor em que trabalho, o mais adequado é o estilo democrático (o que é atualmente usado), pois quase sempre é preciso a sugestão e opinião de todos para tomar decisões. Acho este o melhor modelo para ser usado em organizações que trabalham com criação.
Pode-se perceber que não existe uma liderança totalmente perfeita, mas o ideal para cada líder é saber identificar qual o seu estilo e conseguir adaptar à equipe para obter dos membros um melhor desemprenho. Liderança democrática: valoriza-se o grupo no momento das tomadas de decisões, onde em conjunto os colaboradores traçam estratégias e metas para alcançarem os objetivos comuns, podendo solicitar aconselhamento ao líder que poderá sugerir alternativas para o grupo. O líder procura não obter maior destaque que os demais integrantes, considerando-se igual aos demais. A divisão das tarefas costuma ser um acordo entre os interessados, permitindo o trabalho com pessoas com quem o indivíduo mais possui afinidades. Por essa liberdade nas escolhas, pode ocorrer a divisão da equipe em grupos de afinidades ou exclusão de algum membro, é neste ponto que o líder precisa estar atento. Liderança autocrática: neste estilo o líder determina as respostas para a quantia máxima de atividades que puder, sendo o seu objetivo principal manter sobre seu controle todos os processos realizados pela equipe. Determina a atividade do colaborar perante o grupo e seu companheiro. Suas decisões são uma incógnita para o grupo, gerando surpresas no decorrer das atividades. Tanto para críticas ou elogios, faz de forma direta e pessoal, desprezando a unidade de grupo, onde cada qual está responsável por seu problema e resolução.
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização. Segundo Chiavenato a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Diferentes lideranças: PERFECCIONISTA:A idéia condutora é o controle de qualidade. Qualidade e controle andam de mãos dadas. Supervisão é um ponto fundamental. A liderança é levada a cabo iniciando um plano perfeito e estipulando responsabilidade para cada setor. Têm prazer pelo trabalho bem feito. Gostam de trabalhar sozinhos, horas a fio, com listas, plantas e diagramas, esquadrinhando alternativas, designando responsabilidades e decidindo o que acionar se surgirem problemas. PACIFISTA:Podem ficar indecisos entre diferentes pontos de vista e talvez examinem as várias alternativas exaustivamente, perdendo assim a oportunidade de exercerem uma liderança ativa e precisa. As metas não são claras e especificas, mas globais. São indecisos nas especificações de como um plano deve ser executado. Não agem com rapidez e, uma vez que uma solução viável esteja funcionando, tendem a querer repetir o conhecido.
O líder democrático aceita sugestões e se preocupa com os interesses e com as necessidades específicas de seus funcionários. Ele apóia, encoraja e delega poderes. Já o líder autocrático é aquele cara que não gosta muito de sugestões, pois é sempre ele que tem razão. Ele sempre define o que e como deve ser feito e não se preocupa com as questões humanas, pois está focado apenas nos processos.
Escolhi dois estilos de liderança que não foram vistos em sala de aula e que apresentam idéias divergentes. São eles:
Liderança Situacional
Este estilo determina que o papel do líder baseia-se em avaliar cada indivíduo separadamente, analisando seu desempenho e interagindo com ele de forma a suprir suas necessidades. É importante manter a intensidade da supervisão do líder em relação aos funcionários, porém, sempre os apoiando e percebendo suas habilidades para desempenhar atividades, funções e atingir objetivos.
Liderança Permissiva
Este estilo é um produto de uma sociedade em transição. Acredita-se que a melhor forma de dirigir é não dirigir em absoluto, deixando que os indivíduos maduros tenham uma completa liberdade, sem guia e sem controle ou ajuda. Na vida do grupo, esta forma de trabalho ou discussão totalmente incontrolada conduz freqüentemente a experiências insatisfatórias. Tendo em vista a natureza altamente individualista de nossa cultura, os membros de grupo raramente aprendem mais habilidades de socialização, a tolerância para as diferenças individuais e o interesse para com o grupo, habilidades que são indispensáveis para uma ação efetiva de grupo.
Eu começo com a frase “Se você não estiver exercendo influência, não estará liderando” de Maxwell, The 21 Irrefutable Laws of Leadership, 20 O que quero dizer com isto é que todos nós já fomos líderes. Nem que seja inconscientemente, quando éramos bebes, chorávamos e nossos pais saíam para ver o que estava acontecendo. Influenciar é um verbo ativo que implica levar uma pessoa ou um grupo de pessoas a alcançar uma meta. Com o passar dos anos entramos na escola e saímos do nosso lar onde quem liderava normalmente é o pai e caímos nas mãos dos professores. Existem professores que nos desmotivam e outros que nos ensinam a ter prazer nos exercícios (principalmente esporte:-)
Será que má liderança existe? A pergunta pode ser rápida e facilmente respondida, se observarmos o que acontece quando existem maus líderes numa organização. O termo líder está tipicamente associado ao bom, mas só porque alguém tem o título de líder isso não o faz, necessariamente, um bom líder. Barbara Kellerman, no seu livro Bad Leadership, identifica sete categorias de má liderança, que são: incompetência, rigidez, propensão ao exagero, indiferença, corruptibilidade, estreiteza de espírito e maldade. As organizações cujo líder tenha uma ou mais destas categorias, sofrerão no mínimo duras dificuldades, ou no máximo desintegrar-se-ão. E terá isso alguma relação com as teorias da liderança? Sim. Estes líderes tiveram a capacidade de persuadir outros a seguirem-nos, frequentemente ou porque simplesmente tinham a posição e o título de líder.
Após ler as características dos tipos de líderes como: Coaching; Mentoring; Liderança Carismática; Liderança Ressonante; Liderança Servidora; Liderança Transformacional; Liderança Laissez-Faire; Liderança Democrática e Liderança Autocrática; percebo que um líder (de fato) tem que possuir um pouco de cada tipo, que saiba mudar a sua estratégia de acordo com a equipe ou time que tem em mãos. Não adiantará nada ser o melhor Líder democrático do mundo se o grupo de pessoas que você esta lidando precisa de um coach . O líder precisa se adaptar conforme a necessidade do grupo.
O bom líder, por conseguinte, não é o que se restringe a se relacionar bem com os liderados - é aquele que consegue satisfatório relacionamento dos liderados entre si.
Muito importante além de saber liderar é saber ser liderado. Muitos não gostam de trabalho em grupo, pois não estão dispostos a serem liderados além de outros motivos. Mas na vida nunca estaremos sozinhos e nem sempre seremos líderes.
Mentoring - Apesar da forte tendência ao jovem devido a sua grande ligação com a ATUALIZAÇÃO, acredito que se perde um pouco de tempo sem um bom "mentor", com toda experiência, liderança e reconhecimento que o mesmo carrega. Esse tipo de liderança é muito importante, pois uma pessoa vivida sabe, devido a quedas e tropeços como pular etapas e otimizar esse tempo.
Ressonante - Um lider ressonante não demostra indignação quando se depara com um problema ou um erro, ele fica feliz em poder ensinar e mostrar o que sabe, ou seja, são TREINADORES constantes.
Minha opinião que um lider para ter autoridade ele deve se por na pele do liderado e até mesmo servir a ele e assim saber escolher o que é necessário e não o que é de desejo do mesmo, mas nunca prejudicando nem a ele e nem ao liderado.
Este tipo de líder tende a ser “laissez-faire” só entram em ação quando algo está tomando um caminho errado. Evitam mudanças e só atuam quando ocorre algo inusitado.
ADMINISTRAÇÃO POR EXCEÇÃO – ATIVA
Diferentemente da administração por exceção passiva ele determina objetivos e acompanha o desenvolvimento dos trabalhos detalhadamente sinalizando continuamente os passos certos e errados. Há uma tendência a um desempenho moderado.
RECOMPENSA CONTIGENTE
O líder, faz o estilo transacional, traça objetivos, metas e conseqüentes recompensas para que seus liderados se motivem a realiza-las
Liderança - Uma definição Uso de influência simbólica e não coercitiva para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo organizado, para a realização dos objetivos do grupo.
Tipos de liderança Liderança Autoritária - Tomam praticamente todas as decisões por si mesmo. Liderança Democrática - Trabalha com o grupo para ajudar seus membros a chegar às suas próprias decisões. Liderança Liberal – Deixa que seu grupo por si só faça o que quiser.
Comportamento do líder orientado para as tarefas: - Planeja e define como o trabalho será feito. - Atribui responsabilidades pelas tarefas. - Define claramente os padrões de trabalho. - Busca completar as tarefas. - Monitora os resultados do desempenho.
Comportamento do líder orientado para as pessoas: - Atua como apoio e retaguarda para os seguidores - Desenvolve relações sociais com os seguidores - Respeita os sentimentos das pessoas - É sensitivo quanto às necessidades dos seguidores - Mostra confiança nos seguidores.
Seguem os meus comentários sobre 2 estilos de liderança, que através destes várias pessoas podem auxiliar nas tomadas de decisões, não deixam assim a decisão nas mãos de apenas 1 pessoa.
Liderança Servidora: É um estilo de liderança que, na minha opinião, é muito interessante, pois independente da pessoa ser de um alto escalão ou de cargos ou funções de menor nível, elas podem liderar e servir, podendo contribuir a um bem comum.
Liderança Sociocrática: Com este estilo de liderança pode-se ter melhores resultados nas tomadas de decisões, pois à uma argumentação entre as pessoas envolvidas para que possam serem feitas adaptações das idéias, podendo assim essa decisão ter maior grau de acerto e também uma maior aceitação entre os participantes.
Vou comentar sobre Coaching e Mentoring Coaching - O líder coach tem como ponto de partida o respeito incondicional pelo liderado enquanto ser humano. O coaching conhece a si mesmo e aos outros, tendo maior capacidade de se relacionar positivamente.
Mentoring- trata da orientação profissional, no estilo de desenvolvimento de carreira com foco no longo prazo e no futuro.
Enquanto um trabalha o dia-a-dia o outro foca no impulso da carreira para o futuro.
É indiferente, quer ao rendimento, quer à moral dos empregados. Mesmo se tudo na empresa funciona mal ou de uma maneira desorganizada, ele não parece grandemente afetado por tal situação, não tomando decisões senão em casos extremos.
O tipo burocrata
Como afirma R. Likert, o burocrata é incapaz de conceber ou aplicar os princípios de liderança de sua própria iniciativa. Procura antes de mais respeitar o enquadramento jurídico, encontrado um sólido refúgio nos sistemas legais.
Liderança servidora: O modelo de liderança servidora começa com a inversão da pirâmide. No topo sendo operacional, supervisores, gerentes e presidência onde a direção se posta no ponto mais alto e sucessivamente os cargos em importância vêm descendo.
Liderança autocrática: modelo Mental “Manda quem pode e obedece quem tem juízo.” No modelo de liderança autocrática, o líder centraliza todo o poder em si mesmo. Ele não abre espaço para ninguém, não confia em ninguém, não deixa ninguém fazer nada. Considera-se o poderoso, ao qual todos devem obediência cega e incontestável. Ele não valoriza o seu grupo. Valoriza apenas a si mesmo.
Comentarei três estilos de liderança:servidora, autocrática e democrática. Liderança Servidora: A principio liderar e servir tem significados diferentes, mas ao ler o livro do James C. Hunter, vemos o quanto este estilo é interessante pois o lider servidor sabe ouvir, sabe ouvir e motiva seus colaboradores pelo exemplo. Liderança servidora é "a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns". Liderança Autocrática: é o lider que foca apenas em seus objetivos, toma as decisões sozinho sem se importar com a opinião de seus subordinados. Liderança Democrática:é o lider que permite a participação de todos para atingir os objetivos ou metas, mas este tipo de liderança funciona melhor para um pequeno grupo.
A liderança potente é uma questão de estar consciente do que está acontecendo no grupo e agir apropriadamente. Ações específicas são menos importantes do que a clareza e a consciência do líder. É por essa razão que não existem exercícios ou fórmulas que garantam uma liderança bem-sucedida.'' (Lao Tzu)
LIDERANÇA SITUACIONAL: é uma teoria que possibilita ao líder variar de técnica de acordo com as diferentes condições e pessoas com as quais e defronta, viabilizando a combinação de estilos de liderança aplicados aos níveis de maturidade dos subordinados, mas sempre considerando cada situação, cada tarefa específica.
Características:
1 Direção (Determinando) o líder fornece instruções específicas e supervisiona diretamente a execução da tarefa; 2 Treinamento (Persuadindo) o líder continua a dirigir e supervisionar a realização de tarefas, mas explica o trabalho, as decisões, pede sugestões e desenvolve sua equipe; 3 Apoio (Compartilhando) o líder facilita e apóia os esforços dos subordinados para cumprir tarefas e compartilha com eles a tomada de decisões; 4 Delegação (Delegando) o líder transfere a autoridade na execução do processo decisório e da solução de problemas aos subordinados
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LIDERANÇA PATERNALISTA: É aquele tipo de liderança na qual se trabalha motivado por simpatias. Este estilo de liderança gira em torno das pessoas, valorizando os indivíduos e as suas emoções mais do que as suas tarefas. Esse líder luta para mandar seus empregados felizes e sempre tentando manter a harmonia entre eles. Riscos - apesar de parecer bom, este estilo não deverá ser utilizado isoladamente. O seu enfoque exclusivo nos elogios poderá permitir que uma tarefa incorreta apresentada não seja corrigida e os empregados poderão pensar que a mediocridade é tolerada.
Liderança servidora: Todos somos chamados para obedecer e liderar, este é o conseito principal da liderança servidora. Um profissional com muita experiência e qualificação em algum momento terá que obedecer uma ordem, em contrapartida um profissional com pouca formação terá que impor liderança em alguns momentos.
Coaching: É um compromisso com resultados, onde o gestor apoia e estimula o colaborador a fim de obter os melhores resuldados dele.
Olá Pessoal: Quero parabenizá-los pela riqueza das pesquisas que vocês fizeram: trouxeram muitas informações relevantes. Algumas definições de liderança mostraram-se bastante atualizadas e outras mais clássicas, como a autocrática, democrática e laissez faire, mas com seus enormes valores. Afinal, estas definições abriram espaço para a criação e elaboração de todas as demais. Abraços a todos, Patricia
25 comentários:
Comentarei três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal.
Liderança Autocrática: Ao meu ver a liderança autocrática é o líder que foca apenas nas tarefas. Esta liderança também é chamado de liderança autoritária. Ele (o líder) toma decisões sózinho, sem ouvir as opiniões dos liderados.
Liderança Democrática: Tem como foque numa liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados nos processos da empresa.
Liderança Liberal: significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar".
LIDERANÇA INSTITUCIONAL: É aquela liderança exercida pela força da instituição, que nomeia o líder. Exemplos: Pastor, Ministro de Estado, Secretário de Governo, etc.
LIDERANÇA LAISSEZ-FAIRE: Liderança com o nome derivado do francês, que signfica "deixe fazer". Nela cada indivíduo faz o que quer, e o líder, no fim das contas, não faz absolutamente nada. Não orienta, não coordena, não traça planos... No meu ver, uma total zorra.
Entendo que um dos estilos de liderança mais eficientes seria o COACHING, pois o lider coaching ajuda os outros (colaboradores) a trilharem o seu próprio caminho de autodesenvolvimento, ajudando cada colaborador a descobrir a forma de expressar melhor os seus talentos.
O coaching procura sempre ajudar o colaborador a aprender, mais do que ensinar; ajuda a desenvolver a inteligência emocional; ajuda a fazer opções, a descobrir e definir suas metas, entre outros aspectos.
Portanto, a filosofia coaching de liderança defende a ideia de que o desenvolvimento e a aquisição de competências são processos contínuos e da responsabilidade de todos, e não apenas ações limitadas no tempo e regadas pela hierarquia.
Já o tipo de liderança CENTRALIZADA seria o inverso do que foi falado acima. Esse tipo de liderança é do tipo que muitas pessoas desejam nunca ter, pois esse tipo de líder pode acabar “instigando” o colaborador a erros devido a constantes cobranças, tudo isso devido a falta de democracia que vejo na liderança centralizada.
MÁRCIO FEIJÓ
Segundo Resende (2004), a liderança pode ser pensada como: “uma função de comando” ou “uma qualidade que faz com que alguém seja capaz de influenciar ou conduzir pessoas para um objetivo”.
Teorias dos estilos de liderança: existem alguns tipos de liderança irei citar 3: o autocrático, liberal ou laissez-faire, o servidor.
• Autocrático: é o centralizador, possessivo e controlador, que ilustra o célebre ditado “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
• - Laissez-faire: não se envolve com as atividades de áreas de seus funcionários e exerce pequenas influências, conhecido como “deixa rolar”, tendo, portanto, menor visibilidade por parte dos funcionários.
• Liderança Servidora: Tende a inverter a pirâmide,sendo operacional,supervisores,gerentes e presidência,desta forma o gestor atuara a serviço de sua equipe,mesmo que isso signifique sacrifício para ele,ou seja, na buscar de identificar e atender as necessidades da mesma para que possa satisfazer as expectativas do cliente,alvo principal da organização.
DpM - Direção por missões. A liderança é crítica, porém não exige um líder com qualidades extraordinárias para obter um resultado eficaz.Basta ter um certo potencial e seguir corretamente a metodologia. Ser fiel a missão da empresa e dar suporte para as pessoas realizarem suas tarefas focadas na missão da empresa.
Coaching - apoio ao desenvolvimento do colaborador. Não se trata de treinar o colaborador apenas para adquirir competências técnicas, mas também pessoais e de liderança.
Liderança Democrática e Autocrática
Na Liderança Democrática a maioria tem o poder de decisão. Os procedimentos do líder são de acordo com a opinião geral, isso sem que o líder deixe de exercer seu papel na equipe, ou seja, ele continua gerenciando os integrantes e estimulando-os a participarem nas tomadas de decisão. O líder democrático está sempre atento às necessidades e comportamento de cada membro de sua equipe e procura agir da forma mais abrangente possível, visando a satisfação da maioria.
Na Liderança Autocrática o líder impõe suas ordens e vontades. Esse estilo de liderança é aplicado geralmente a equipes inexperientes ou que por algum motivo os membros tenham perdido foco no objetivo comum da equipe. Nesse caso todas as decisões serão centralizadas pelo líder.
"Sendo a motivação das pessoas variada e variável, a escolha do estilo de liderança deve ser bastante flexível e dinâmica. Portanto, nao há normas rígidas ou regras.É importante atender a que quanto mais congruente for o estilo adoptado, com as motivações do grupo, mais provável é que a liderança corresponda ao que os liderados esperam dela".
Fachada, 2000
--
Carlos Omar - Gerente de contas
"Liderança é a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos." (Vergara, 2003)
Os líderes apresentam características em que podemos apontar o tipo de liderança que ele aplica em sua equipe/grupo. Há líderes que são autocráticos: aqueles que apenas o líder impõe as decisões e idéias, não se preocupa com a participação do grupo para ajudar nas tomadas de decisões. Os líderes democráticos, o contrário do autocrático, o líder busca tomar as deciões em comum acordo com o grupo, os liderados participam.
O Laissez Faire, o líder possui pouca participação no processo decisório, pois a própria palavra significa "deixe fazer", permitindo então que cada um tome sua própria decisão.
Cada um desses estilos de liderança é eficaz para cada caso específico. No setor em que trabalho, o mais adequado é o estilo democrático (o que é atualmente usado), pois quase sempre é preciso a sugestão e opinião de todos para tomar decisões. Acho este o melhor modelo para ser usado em organizações que trabalham com criação.
Franco Bertoncini Andrade
Nos dias de hoje, ser um profissional líder e ainda com sucesso não é
tarefa simples. Acho indispensável desenvolver aptidões nas
tecnologias de informação e de maneira intensiva nas comunicações
interpessoais, saber um ou mais idiomas, e sobre tudo ter uma atitude
positiva e proativa constante.
Devemos aprender a nos adaptar às mudanças, potenciar as relações
humanas e as verdadeiras capacidades.
Para se destacar no ámbito de trabalho é chave estar bem informado
sobre as diferentes tendências políticas,
sociais, econômicas e culturais.
Quero chamar a atenção para algo que pessoalmente acho fundamental, é
referente à capacitação constante. Deve-se ser ambicioso neste
aspecto, avanzar hoje já é regra, portanto parar significa ser levado
pela maré.
Concorda comigo em que a diretoria da sua empresa nao iria querer seu
investimento levado pela maré, não né?
Motivante assunto este de se manter sempre em dia, não acha?. Se eu
não o faço, outro o fará, é simples e até cruel.
Referente à atitude, é importante, e acredito que todos condordam com
isto, manter as boas relações dentro do grupo, ou da equipe. Devemos
destacar as boas idéias, escutar as propostas dos camaradas e criar
debate para maximizar estas sugestões, transformar estas em idéias
que finalmente serão incorporadas nas políticas de desenvolvimento da
própria empresa.
Trabalho colaborativo na empresa.
Este conceito é mais do que simples trabalho em conjunto, poderia se
comparar com uma política organizacional na qual as pessoas mantenham
uma atitude proativa, interagindo e colaborando com as tarefas do
restante dos colaboradores.
Para que todo isso funcione, manter um clima de trabalho positivo é
chave. Isto estimulará a motivação de cada indivíduo para gerar de
boa maneira novas idéias, e continuar colaborando de bom ánimo nas
atividades diárias.
É fundamental saber gerenciar a equipe de modo que cada indivíduo
gere o resultado esperado. Pra isto deve existir uma adequada
comunicação interna, saber entregar a informação, manter um bom clima
de trabalho, aprender a encaixar todas as habilidades, ter metas
claras e um propósito, ou objetivo, em comum.
Portanto, juntos devemos aprender que trabalhar de maneira
colaborativa e em armonia, nos dá resultados de maior qualidade, onde
todos teremos ganhos, e onde cada um é uma parte muito importante do
todo que é o objetivo geral.
"Um por todos,Todos por um, " / Os três mosqueteiros
Carlos Castillo
Pode-se perceber que não existe uma liderança totalmente perfeita, mas o ideal para cada líder é saber identificar qual o seu estilo e conseguir adaptar à equipe para obter dos membros um melhor desemprenho.
Liderança democrática: valoriza-se o grupo no momento das tomadas de decisões, onde em conjunto os colaboradores traçam estratégias e metas para alcançarem os objetivos comuns, podendo solicitar aconselhamento ao líder que poderá sugerir alternativas para o grupo. O líder procura não obter maior destaque que os demais integrantes, considerando-se igual aos demais. A divisão das tarefas costuma ser um acordo entre os interessados, permitindo o trabalho com pessoas com quem o indivíduo mais possui afinidades. Por essa liberdade nas escolhas, pode ocorrer a divisão da equipe em grupos de afinidades ou exclusão de algum membro, é neste ponto que o líder precisa estar atento.
Liderança autocrática: neste estilo o líder determina as respostas para a quantia máxima de atividades que puder, sendo o seu objetivo principal manter sobre seu controle todos os processos realizados pela equipe. Determina a atividade do colaborar perante o grupo e seu companheiro. Suas decisões são uma incógnita para o grupo, gerando surpresas no decorrer das atividades. Tanto para críticas ou elogios, faz de forma direta e pessoal, desprezando a unidade de grupo, onde cada qual está responsável por seu problema e resolução.
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.
Segundo Chiavenato a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas.
Diferentes lideranças:
PERFECCIONISTA:A idéia condutora é o controle de qualidade. Qualidade e controle andam de mãos dadas. Supervisão é um ponto fundamental. A liderança é levada a cabo iniciando um plano perfeito e estipulando responsabilidade para cada setor. Têm prazer pelo trabalho bem feito. Gostam de trabalhar sozinhos, horas a fio, com listas, plantas e diagramas, esquadrinhando alternativas, designando responsabilidades e decidindo o que acionar se surgirem problemas.
PACIFISTA:Podem ficar indecisos entre diferentes pontos de vista e talvez examinem as várias alternativas exaustivamente, perdendo assim a oportunidade de exercerem uma liderança ativa e precisa. As metas não são claras e especificas, mas globais. São indecisos nas especificações de como um plano deve ser executado. Não agem com rapidez e, uma vez que uma solução viável esteja funcionando, tendem a querer repetir o conhecido.
O líder democrático aceita sugestões e se preocupa com os interesses e com as necessidades específicas de seus funcionários. Ele apóia, encoraja e delega poderes. Já o líder autocrático é aquele cara que não gosta muito de sugestões, pois é sempre ele que tem razão. Ele sempre define o que e como deve ser feito e não se preocupa com as questões humanas, pois está focado apenas nos processos.
Olá!
Escolhi dois estilos de liderança que não foram vistos em sala de aula e que apresentam idéias divergentes. São eles:
Liderança Situacional
Este estilo determina que o papel do líder baseia-se em avaliar cada indivíduo separadamente, analisando seu desempenho e interagindo com ele de forma a suprir suas necessidades. É importante manter a intensidade da supervisão do líder em relação aos funcionários, porém, sempre os apoiando e percebendo suas habilidades para desempenhar atividades, funções e atingir objetivos.
Liderança Permissiva
Este estilo é um produto de uma sociedade em transição. Acredita-se que a melhor forma de dirigir é não dirigir em absoluto, deixando que os indivíduos maduros tenham uma completa liberdade, sem guia e sem controle ou ajuda. Na vida do grupo, esta forma de trabalho ou discussão totalmente incontrolada conduz freqüentemente a experiências insatisfatórias. Tendo em vista a natureza altamente individualista de nossa cultura, os membros de grupo raramente aprendem mais habilidades de socialização, a tolerância para as diferenças individuais e o interesse para com o grupo, habilidades que são indispensáveis para uma ação efetiva de grupo.
Atenciosamente,
Luis Henrique Miron Roloff
Eu começo com a frase “Se você não estiver exercendo influência, não estará liderando” de Maxwell, The 21 Irrefutable Laws of Leadership, 20
O que quero dizer com isto é que todos nós já fomos líderes. Nem que seja inconscientemente, quando éramos bebes, chorávamos e nossos pais saíam para ver o que estava acontecendo. Influenciar é um verbo ativo que implica levar uma pessoa ou um grupo de pessoas a alcançar uma meta.
Com o passar dos anos entramos na escola e saímos do nosso lar onde quem liderava normalmente é o pai e caímos nas mãos dos professores. Existem professores que nos desmotivam e outros que nos ensinam a ter prazer nos exercícios (principalmente esporte:-)
Será que má liderança existe?
A pergunta pode ser rápida e facilmente respondida, se observarmos o que acontece quando existem maus líderes numa organização. O termo líder está tipicamente associado ao bom, mas só porque alguém tem o título de líder isso não o faz, necessariamente, um bom líder.
Barbara Kellerman, no seu livro Bad Leadership, identifica sete categorias de má liderança, que são: incompetência, rigidez, propensão ao exagero, indiferença, corruptibilidade, estreiteza de espírito e maldade.
As organizações cujo líder tenha uma ou mais destas categorias, sofrerão no mínimo duras dificuldades, ou no máximo desintegrar-se-ão. E terá isso alguma relação com as teorias da liderança? Sim. Estes líderes tiveram a capacidade de persuadir outros a seguirem-nos, frequentemente ou porque simplesmente tinham a posição e o título de líder.
Após ler as características dos tipos de líderes como:
Coaching; Mentoring; Liderança Carismática; Liderança Ressonante; Liderança Servidora; Liderança Transformacional; Liderança Laissez-Faire; Liderança Democrática e Liderança Autocrática; percebo que um líder (de fato) tem que possuir um pouco de cada tipo, que saiba mudar a sua estratégia de acordo com a equipe ou time que tem em mãos. Não adiantará nada ser o melhor Líder democrático do mundo se o grupo de pessoas que você esta lidando precisa de um coach . O líder precisa se adaptar conforme a necessidade do grupo.
O bom líder, por conseguinte, não é o que se restringe a se relacionar bem com os liderados - é aquele que consegue satisfatório relacionamento dos liderados entre si.
Muito importante além de saber liderar é saber ser liderado.
Muitos não gostam de trabalho em grupo, pois não estão dispostos a serem liderados além de outros motivos. Mas na vida nunca estaremos sozinhos e nem sempre seremos líderes.
Eduardo Roberto Pacheco Märtins
Tipos de liderança por ICARO MATTES
Mentoring - Apesar da forte tendência ao jovem devido a sua grande ligação com a ATUALIZAÇÃO, acredito que se perde um pouco de tempo sem um bom "mentor", com toda experiência, liderança e reconhecimento que o mesmo carrega. Esse tipo de liderança é muito importante, pois uma pessoa vivida sabe, devido a quedas e tropeços como pular etapas e otimizar esse tempo.
Ressonante - Um lider ressonante não demostra indignação quando se depara com um problema ou um erro, ele fica feliz em poder ensinar e mostrar o que sabe, ou seja, são TREINADORES constantes.
Minha opinião que um lider para ter autoridade ele deve se por na pele do liderado e até mesmo servir a ele e assim saber escolher o que é necessário e não o que é de desejo do mesmo, mas nunca prejudicando nem a ele e nem ao liderado.
ADMINISTRAÇÃO POR EXCEÇÃO – PASSIVA
Este tipo de líder tende a ser “laissez-faire” só entram em ação quando algo está tomando um caminho errado.
Evitam mudanças e só atuam quando ocorre algo inusitado.
ADMINISTRAÇÃO POR EXCEÇÃO – ATIVA
Diferentemente da administração por exceção passiva ele determina objetivos e acompanha o desenvolvimento dos trabalhos detalhadamente sinalizando continuamente os passos certos e errados. Há uma tendência a um desempenho moderado.
RECOMPENSA CONTIGENTE
O líder, faz o estilo transacional, traça objetivos, metas e conseqüentes recompensas para que seus liderados se motivem a realiza-las
Liderança - Uma definição
Uso de influência simbólica e não coercitiva para dirigir e coordenar as atividades
dos membros de um grupo organizado, para a realização dos objetivos do grupo.
Tipos de liderança
Liderança Autoritária - Tomam praticamente todas as decisões por si mesmo.
Liderança Democrática - Trabalha com o grupo para ajudar seus membros a chegar às
suas próprias decisões.
Liderança Liberal – Deixa que seu grupo por si só faça o que quiser.
Comportamento do líder orientado para as tarefas:
- Planeja e define como o trabalho será feito.
- Atribui responsabilidades pelas tarefas.
- Define claramente os padrões de trabalho.
- Busca completar as tarefas.
- Monitora os resultados do desempenho.
Comportamento do líder orientado para as pessoas:
- Atua como apoio e retaguarda para os seguidores
- Desenvolve relações sociais com os seguidores
- Respeita os sentimentos das pessoas
- É sensitivo quanto às necessidades dos seguidores
- Mostra confiança nos seguidores.
Seguem os meus comentários sobre 2 estilos de liderança, que através destes várias pessoas podem auxiliar nas tomadas de decisões, não deixam assim a decisão nas mãos de apenas 1 pessoa.
Liderança Servidora: É um estilo de liderança que, na minha opinião, é muito interessante, pois independente da pessoa ser de um alto escalão ou de cargos ou funções de menor nível, elas podem liderar e servir, podendo contribuir a um bem comum.
Liderança Sociocrática: Com este estilo de liderança pode-se ter melhores resultados nas tomadas de decisões, pois à uma argumentação entre as pessoas envolvidas para que possam serem feitas adaptações das idéias, podendo assim essa decisão ter maior grau de acerto e também uma maior aceitação entre os participantes.
Alessandro N. de Matos
Vou comentar sobre Coaching e Mentoring
Coaching - O líder coach tem como ponto de partida o respeito incondicional pelo liderado enquanto ser humano. O coaching conhece a si mesmo e aos outros, tendo maior capacidade de se relacionar positivamente.
Mentoring- trata da orientação profissional, no estilo de desenvolvimento de carreira com foco no longo prazo e no futuro.
Enquanto um trabalha o dia-a-dia o outro foca no impulso da carreira para o futuro.
O estilo deixa-andar (tipo desertor):
É indiferente, quer ao rendimento, quer à moral dos empregados. Mesmo se tudo na empresa funciona mal ou de uma maneira desorganizada, ele não parece grandemente afetado por tal situação, não tomando decisões senão em casos extremos.
O tipo burocrata
Como afirma R. Likert, o burocrata é incapaz de conceber ou aplicar os princípios de liderança de sua própria iniciativa. Procura antes de mais respeitar o enquadramento jurídico, encontrado um sólido refúgio nos sistemas legais.
Liderança servidora: O modelo de liderança servidora começa com a inversão da pirâmide. No topo sendo operacional, supervisores, gerentes e presidência onde a direção se posta no ponto mais alto e sucessivamente os cargos em importância vêm descendo.
Liderança autocrática: modelo Mental “Manda quem pode e obedece quem tem juízo.” No modelo de liderança autocrática, o líder centraliza todo o poder em si mesmo. Ele não abre espaço para ninguém, não confia em ninguém, não deixa ninguém fazer nada. Considera-se o poderoso, ao qual todos devem obediência cega e incontestável. Ele não valoriza o seu grupo. Valoriza apenas a si mesmo.
Comentarei três estilos de liderança:servidora, autocrática e democrática.
Liderança Servidora: A principio liderar e servir tem significados diferentes, mas ao ler o livro do James C. Hunter, vemos o quanto este estilo é interessante pois o lider servidor sabe ouvir, sabe ouvir e motiva seus colaboradores pelo exemplo.
Liderança servidora é "a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns".
Liderança Autocrática: é o lider que foca apenas em seus objetivos, toma as decisões sozinho sem se importar com a opinião de seus subordinados.
Liderança Democrática:é o lider que permite a participação de todos para atingir os objetivos ou metas, mas este tipo de liderança funciona melhor para um pequeno grupo.
A liderança potente é uma questão de estar consciente do que está acontecendo no grupo e agir apropriadamente. Ações específicas são menos importantes do que a clareza e a consciência do líder. É por essa razão que não existem exercícios ou fórmulas que garantam uma liderança bem-sucedida.'' (Lao Tzu)
LIDERANÇA SITUACIONAL: é uma teoria que possibilita ao líder variar de técnica de acordo com as diferentes condições e pessoas com as quais e defronta, viabilizando a combinação de estilos de liderança aplicados aos níveis de maturidade dos subordinados, mas sempre considerando cada situação, cada tarefa específica.
Características:
1 Direção (Determinando) o líder fornece instruções específicas e supervisiona diretamente a execução da tarefa;
2 Treinamento (Persuadindo) o líder continua a dirigir e supervisionar a realização de tarefas, mas explica o trabalho, as decisões, pede sugestões e desenvolve sua equipe;
3 Apoio (Compartilhando) o líder facilita e apóia os esforços dos subordinados para cumprir tarefas e compartilha com eles a tomada
de decisões;
4 Delegação (Delegando) o líder transfere a autoridade na execução do processo decisório e da solução de problemas aos subordinados
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LIDERANÇA PATERNALISTA: É aquele tipo de liderança na qual se trabalha motivado por simpatias. Este estilo de liderança gira em torno das pessoas, valorizando os indivíduos e as suas emoções mais do que as suas tarefas. Esse líder luta para mandar seus empregados felizes e sempre tentando manter a harmonia entre eles.
Riscos - apesar de parecer bom, este estilo não deverá ser utilizado isoladamente. O seu enfoque exclusivo nos elogios poderá permitir que uma tarefa incorreta apresentada não seja corrigida e os empregados poderão pensar que a mediocridade é tolerada.
Liderança servidora:
Todos somos chamados para obedecer e liderar, este é o conseito principal da liderança servidora. Um profissional com muita experiência e qualificação em algum momento terá que obedecer uma ordem, em contrapartida um profissional com pouca formação terá que impor liderança em alguns momentos.
Coaching: É um compromisso com resultados, onde o gestor apoia e estimula o colaborador a fim de obter os melhores resuldados dele.
Olá Pessoal:
Quero parabenizá-los pela riqueza das pesquisas que vocês fizeram: trouxeram muitas informações relevantes. Algumas definições de liderança mostraram-se bastante atualizadas e outras mais clássicas, como a autocrática, democrática e laissez faire, mas com seus enormes valores. Afinal, estas definições abriram espaço para a criação e elaboração de todas as demais.
Abraços a todos, Patricia
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