segunda-feira, 5 de novembro de 2007

TGTI - A importância da gestão de pessoas



Este espaço está reservado para as resenhas realizadas pelos alunos do curso de TGTI Noturno sobre a importância da gestão de pessoas. Cada um escolherá um artigo e realizará uma pequena resenha crítica sobre o mesmo, publicando-o no blog.


Boa leitura!
Abraços, Patricia




26 comentários:

Márcio Feijó disse...

ARTIGO
O que faz a mudança acontecer?
AUTOR(a)
O artigo é de Lauren Keller Johnson, colaboradora da Harvard Management Update.
TIRADO DO SITE
http://www.hsm.com.br

RESENHA/COMENTÁRIO sobre o artigo.

É claramente notável a grande dificuldade que as empresas, ou melhor, as pessoas em geral têm em se mudar ou mudar seja lá o que for. Outro aspecto relevante que é possível de ser percebido é que em lugar algum a mudança é realizada de maneira rápida e fácil. No mundo corporativo o interessante para que a mudança, que pode ser obrigatória ou optativa, seja realizada de uma forma no mínimo eficaz é que, façamos algumas coletas de opiniões, principalmente as de pessoas que tem mais experiência sobre o assunto a que se trata a mudança, pesquisas para ver se o novo negócio tende a dar certo e outras técnicas para ter a certeza se vale, ou não, a pena mudar. Outro ponto importante seria não se fechar, ou melhor, fechar os olhos e tentar resolver tudo sozinho sem passar por um processo de pesquisa como citado acima.
Assim que realizada a mudança penso que o ideal seria fazer com que a mesma não se torne sem graça para que as pessoas que passaram pelo processo não percam o entusiasmo e se sintam desmotivadas. Eu vejo que as mudanças, em alguns momentos, realmente não são fáceis, porém se tivermos lideres que nos deixem motivados e empolgados a mesma acaba ganhando um ar mais tranqüilo.

Deixo aqui para reflexão uma recomendação da autora do artigo; “Antes de iniciar qualquer esforço de transformação, avalie com cuidado a cultura de sua unidade ou companhia e a enquadre”.

MÁRCIO FEIJÓ

Anônimo disse...

CONTAR COM BONS PROFISSIONAIS É O BASTANTE?
Empresas buscam headhunters para encontrar os profissionais melhores qualificados, pelo motivo de que os mais bem preparados podem fazer a diferença entre sucesso e fracasso. Mas podemos ver que nem sempre ter os melhores colaboradores é o bastante, isto em diversas áreas, inclusive no esporte, onde tivemos como exemplos “Times dos Sonhos”, criados com a intenção de serem supercampeões, por terem grandes astros jogando juntos, mas não foi bem o que aconteceu como o “Ataque dos Sonhos” do Flamengo, e o time montado no Rela Madrid, o que não faltam são exemplos disso. Mas o que está errado nesta fórmula?
Na verdade a “fórmula” para o sucesso não existe, assim como numa receita culinária não adianta você misturar os melhores ingredientes se eles não forem trabalhados da forma correta; senão por melhor que for o material utilizado a receita vai dar errada, assim também acontece nos esportes e nas empresas, que pensam que juntar os melhores profissionais é a solução de seus problemas e descobrem estar errados.
Podemos notar que estas contratações resolvem alguns problemas e trazem outros, como o excesso de vaidade. Para uma equipe de estrelas dar certo, assim como para qualquer outra equipe é necessário ter um bom líder, um verdadeiro gestor de pessoas, que tenha o raciocínio rápido e saiba atuar com velocidade se quiser chegar a frente da concorrência.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O que torna a gestão de pessoas tão importante? A seleção de pessoas é o passo principal porque o profissional que tem brilho próprio precisa ser descoberto, mas além disso ele precisa ser encaminhado para utilizar seu potencial e o que é difícil, trabalhar em equipe que é uma constante. Mas o bom gestor precisa ir além disso, depois de encontrado o profissional e organizado a equipe, o trabalho precisa dar resultado e seguir em frente.
A boa administração de um gestor não se resume apenas a isso, a valorização de um profissional que trabalha em prol da empresa, seus sentimentos, sua vida particular, devem ser levados em conta, porque está comprovado estatisticamente que um profissional feliz e valorizado rende mais que aquele que está cheio de problemas emocionais; O cuidado para lidar com o super ego de profissionais que acreditam que são melhores que seus colegas, que não aceitam a derrota e não sabem lidar com possíveis perdas que ocorrem em uma negociação, também são fatores a serem analisados.
Dessa forma, como em qualquer área, o cuidado do gestor deve ser contínuo, uma vez que os interesses evoluíram e os desejos podem ser atendidos com mais facilidade, e quem atender primeiro é que fará a diferença, e é nisso que o gestor deve estar focado. Manter sua equipe alerta e com objetivos bem delineados para que haja um crescimento constante da empresa e seus profissionais.

ICARO MATTES

Carcasa 67 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carcasa 67 disse...

Faculdade Senac TI
TGTI Noturno 3ª fase

Resenha crítica.

Artigo: Educação corporativa como vantagem competitiva
Fonte:
http://www.hsm.com.br

Autora do artigo: Marisa Eboli (Professora e coordenadora de projetos de universidades corporativas da Universidade de São Paulo).

Professora: Patrícia Alborghetti
Aluno: Carlos Omar Castillo


Minhas opiniões:

Referente ao artigo acima resumido, eu acredito que o grande diferencial das empresas de sucesso, é o conhecimento, isto significa que, quem mais ênfase der ao seu preparo intelectual, técnico, e de gestão empresarial terá sempre lugar de privilégio no mercado, pois terá permanentemente as capacidades necessárias para enfrentar mudanças de maneira eficaz e eficiente perante o mercado atual, flutuante por natureza.

O capital humano, sempre foi e será o pilar da sociedade e da economia, portanto, investir neste ‘bem’ é o melhor e maior investimento que as organizações, tanto comerciais como estatais, podem fazer para se garantir uma longa vida e uma presencia marcante no mercado.

O conceito de Universidade Corporativa nasce com o intuito de fornecer as competências necessárias para estar preparado, e da melhor maneira, para aumentar a competitividade empresarial e o posicionamento no mercado. Acredito também que isto dá motivos para dizer que uma série de acontecimentos sociais positivos será gerada desta iniciativa de criar uma entidade organizada em prol do conhecimento.

Por citar algumas:

1- Melhoria no rendimento dos colaboradores;
2- Melhoria no relacionamento pessoal, dentro e fora (dentro da família) da empresa, por parte dos colaboradores, em todos os níveis;
3- Maior fidelidade à empresa por parte do pessoal;
4- Menor índice de absentismo na empresa;
5- Maior qualidade de vida no trabalho;
6- Reconhecimento por parte do mercado, e da sociedade.

Todos estes fatores fazem com que as diretorias das empresas pensem seriamente nesta alternativa para obter melhorias em geral dentro da sua organização respeitando o fator humano, e sempre na linha das estratégias do negócio da empresa.

Anônimo disse...

Mentoring: a ferramenta que deixa sucessores prontos para assumir

Escolhi este tema pelo meu desconhecimento quanto ao título, Mentoring.
Fiquei até um pouco decepcionado ao descobrir que Mentoring, não passa de apenas mais uma palavra inglesa a ocupar o lugar me nossa língua portuguesa para Mentor, Condutor, Professor, Mestre. Não vou me estender neste assunto, quero apenas expressar meu descontentamento com uso abusivo do estrangeirismo.
Quanto ao tema acredito ser uma prática antiga de acompanhar os iniciantes ou novatos em uma firma, departamento e ou cargo a receber e assimilar os conhecimentos adquiridos dos mais velhos.
Este tipo de prática é muito importante para o contínuo exercício da função mesmo com a falta do executor oficial.
A ISO - International Organization for Standardization que em português quer dizer Organização Internacional para Padronização elaborou normas para a qualidade de serviços conhecida como ISO9001, que concede a empresas que aplicam e praticam estas normas a certificação reconhecida mundiamente.
Esta normatização está diretamente relacionada ao mentoring pois estabelece no papel as funções dos funcionários, as ferramentas a serm utilizadas e como aplica-las.
Além da ISO existe outra ferramenta de TI para auxiliar no mentoring são os Sistemas de Gestão de Conhecimento, que reunem diversas experiências de profissionais em um único sistema e ajuda ao novato a tomar uma decisão. Exemplo: Um médico recem formado em um hospital esta a frente de um paciente e não tem auxílio de um médico especialista ou mais esperiente poderá acessar o sistema e através dos sintomas o sistema lhe dará opções a serem executadas.
Claro que nada substitui a presença de um colega experiente para repassar seus conhecimentos e o mais importante as manhas da profissão.

Anônimo disse...

Nome:Resumo de Gestão de Pessoas
Autora da Apostila (Profª Rosana D.C.Zimmermann.Dra)


Conceituação de Gestão de Pessoas:
“São as práticas necessárias para efetivar “pessoas”, incluindo recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, manutenção e avaliação de pessoal.”

As organizações dependem de pessoas para proporcionar-lhes o necessário planejamento e organização para dirigi-la e controlá-las e para fazê-las operar e funcionar. Não há organizações sem pessoa. Toda organização é constituída de pessoas e delas depende para seu sucesso e continuidade. O estudo das pessoas constitui a unidade básica das organizações. Sem organizações e sem pessoas não haveria a gestão de pessoas.
A Gestão de pessoas é uma especialidade da administração que surgiu com o crescimento das organizações e com a complexidade das tarefas organizacionais, e que envolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o amento de sua produtividade. È, pois, a área que se trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação das pessoas. O propósito dessa área é prover as organizações com força efetiva de trabalho, através da obtenção, desenvolvimento, utilização, avaliação e retenção das pessoas. O objetivo e a importância da Gestão de Pessoas numa organização são:
• Criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidade, motivação e satisfação para realizar os objetivos organizacionais;
• Desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, e alcance dos objetivos individuas;
• Alcançar eficiência e eficácia através das pessoas.

Unknown disse...

Nome:Resumo de Gestão de Pessoas
Autora da Apostila (Profª Rosana D.C.Zimmermann.Dra)


Conceituação de Gestão de Pessoas:
“São as práticas necessárias para efetivar “pessoas”, incluindo recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, manutenção e avaliação de pessoal.”

As organizações dependem de pessoas para proporcionar-lhes o necessário planejamento e organização para dirigi-la e controlá-las e para fazê-las operar e funcionar. Não há organizações sem pessoa. Toda organização é constituída de pessoas e delas depende para seu sucesso e continuidade. O estudo das pessoas constitui a unidade básica das organizações. Sem organizações e sem pessoas não haveria a gestão de pessoas.
A Gestão de pessoas é uma especialidade da administração que surgiu com o crescimento das organizações e com a complexidade das tarefas organizacionais, e que envolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o amento de sua produtividade. È, pois, a área que se trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação das pessoas. O propósito dessa área é prover as organizações com força efetiva de trabalho, através da obtenção, desenvolvimento, utilização, avaliação e retenção das pessoas. O objetivo e a importância da Gestão de Pessoas numa organização são:
• Criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidade, motivação e satisfação para realizar os objetivos organizacionais;
• Desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, e alcance dos objetivos individuas;
• Alcançar eficiência e eficácia através das pessoas.

Fábio Floripa disse...

ARTIGO
Mentoring: a ferramenta que deixa sucessores prontos para assumir, retirado do site www.hsm.com.br
AUTORA:Simoni Missel
RESENHA/COMENTÁRIO

Concordo com a autora sobre o Mentoring. Hoje é muito difícil conseguir alguém que substitua a altura certos profissionais, pois as empresas não trabalham as pessoas para isso. Acho que todas as pessoas têm o seu potencial e isso não é muito explorado, talvez até inibido por atitudes de seus próprios superiores. Muitas empresas perdem seus melhores talentos por não saber gerenciar o conhecimento, não oferecer um plano de carreira adequado ou porque de alguma forma não motivam seus colaboradores. A ferramenta Mentoring neste caso, prepara profissionais para o futuro, orientando e desenvolvendo o potencial das pessoas, tornando-as capazes de assumir uma função de liderança sempre que for necessária, sem prejuízos a empresa. Não que seja sempre um “backup”, pois acho que alguém que tem espírito de liderança não vai querer ficar sempre nesta posição para somente atuar em casos emergenciais, porém suas habilidades serão muito desenvolvidas neste caso. É um trabalho de longo prazo, mas que vale a pena. Enfim o mentor sabe quando existe na empresa algum potencial acima da média, e torna-se um orientador na sua carreira, um professor, conselheiro, e até mesmo de protetor em sua ascensão. O “aprendiz” sempre poderá contar com a experiência profissional de um líder e este sempre poderá contar com uma pessoa extremamente motivada na equipe.

Unknown disse...

Artigo: Lições de Liderança
www.hsm.com.br
Autora:Christina Bielaszka-DuVernay*
Entrevista com:Warren Bennis

RESENHA:
O artigo fala da diferença entre lideres de sucesso e lideres que fracassam, muitos lideres fracassam por achar que liderança é um ato solitário e não se dão conta do grande erro que estão cometendo até fracassarem, já os lideres de sucesso são pessoas que mantém um diálogo aberto com os funcionários, fazendo com que os colaboradores os "incomodem", ou seja, falem aquilo que os incomoda e aquilo que os deixa descontentes para que o lider possa tomar as decisões e melhorar o ambiente de trabalho, é muito difícil que os colaboradores tenham um diálogo aberto com seus lideres isto vai depender totalmente do lider que tem que abrir-se para o diálogo para poder aprender com os subordinados e tomar as melhoes decisões.Um lider dse sucesso tem que estar atento a tudo para saber onde fracassou e o por que fracassou, e melhorar assim seu desempenho.
Por isso concordo totalmente com a autora e seu entrevistado pois um lidewr que se mantém aberto ao diálogo e as opiniões constantemente vai saber resolver os problemas antes mesmo que eles se tornem o seu fracasso, já que poderá estar remediando as situações antes mesmo que se tornem algo que possa prejudicalo ou prejudicar sua empresa.

Anônimo disse...

ARTIGO
Conflitos: os dois lados da moeda

RESENHA

Segundo pesquisa, os funcionários gastam entre 30% e 40% para resolver conflitos, mostrando assim um desperdício de tempo.
Antigamente, os conflitos eram vistos como fator ruim, prejudicando os funcionários e as empresas. Mas, a partir dos anos 50, com a criação da Escola de Relações Humanas, essa visão sobre conflito foi modificada, perceberam que os grupos são formados por pessoas, e cada pessoa pensa do seu jeito, em suas ideologias, formas de agir. Consequentemente, percebeu-se que o conflito pode trazer fatores positivos, como a criação de novas idéias. Para isso, é muito importante que o gestor saiba adiministrar os conflitos, podendo assim obter resultados construtivos para a empresa. Além dos gestores, os próprios funcionários necessitam aprender que estão em um grupo, e têm que saber aceitar as diversidades de identidades que estão contidos.

Alessandro N. de Matos

Bruno M. Soares disse...

TGTI
Bruno Soares
Artigo:
A Verdadeira Inteligência do Negócio

O artigo “A verdadeira inteligência do negócio”, trata de uma entrevista realizada com James Goodnight, presidente da grande empresa de desenvolvimento de software SAS.
Quando o assunto é gestão de pessoas, não deixamos de pensar em como as grandes empresas conseguem admitir e administrar tão meticulosamente seus funcionários. Mesmo os poucos experientes percebem logo cedo que trabalhar em equipe não é uma tarefa tão simples quanto se imagina, muito menos para a pessoa responsável por cuidar dessa equipe e fazer com que ela dê bons resultados.
Se destaca nesse artigo, as políticas dos recursos humanos que são muito bem pensadas e implementas, utilizando uma métrica relativamente simples: tratar as pessoas como ele gostaria de ser tratado. Seu objetivo é tornar a vida de seus colaboradores mais satisfatória.
Assim sendo, além de redução na carga de trabalho para 35 horas semanais, foi incluído serviços de lavanderia gratuito, massagens, aulas de golf, dança, tênis e tai chi chuan.
Com isso, o pessoal da empresa consegue ficar despreocupados com outras coisas e produzir mais, por estarem mais focados em seu trabalho.

Unknown disse...

Para realização da atividade eu optei pelo artigo "Toda a verdade, nada mais do que a verdade" de Lauren Keller Johnson, publicado no site www.hsm.com.br.

Neste artigo a autora destaca aspectos importantes da relação dos gestores com seus subordinados e também faz uma crítica à postura de determinadas empresas que desencorajam o reconhecimento franco dos erros. Tal postura, na opinião da autora, pode ser encarada como um disperdício das oportunidades de aprender com os próprios erros.

Então , como deve se o posicionar o gestor diante de um desempenho insatisfatório? A autora ensina, propondo a utilização de um processo criado pelo escritor Robert Fritz, chamado "Processo da hora da verdade". Este processo é composto de quatro etapas: admitir a verdade, analisar a situação, desenvolver um plano de ação, e criar um sistema de feedback, e funciona com um acordo entre os gestor e seus colaboradores, visando facilitar a comuniação entre as duas partes e melhorar a relação de trabalho.

Achei o artigo bastante interessante pois aborda uma das atribuições mais difíceis do gestor, que é lidar com os desempenhos insatisfatórios. Muitos gestores por não saber administrar tais situações acabam desestimulando até aos mais competentes, pois passam a delegar para eles as atividades mais complexas, sobrecarregando-os. Ao passo, que as pessoas que em algumas ocasiões não conseguiram cumprir suas tarefas deixam de ser aproveitadas da forma que deveriam.

Este artigo está disponível em: http://www.hsm.com.br/canais/newsletters/hmu/pdf/index.php?arq=A10N34H005.pdf

Aluno - Nazareno

Goku disse...

TEXTO: Feedback – melhorar a partir do que o mundo nos ensina
AUTOR: Luiz Fernando Garcia

FONTE: http://www.hsm.com.br

FEEDBACK
Não somente a gestão de pessoas é importante como também saber usar algumas técnicas para melhor auxiliarem, são inúmeras técnicas as quais podemos usar, mais e especial escolherei e falarei um pouco sobre a importância do feedback.
O feedback considero importante, pois por esta técnica bem aplicada, o funcionário saberá o quanto a empresa esta satisfeita com seu trabalho, qual a visão que a empresa tem sobre seu rendimento, e em quais pontos o funcionário pode melhorar para que ambas as partes possam ganhar.
Para aplicar esta técnica temos que ter alguns cuidados, como por exemplo, nunca podemos começar uma avaliação falando os pontos negativos da pessoa, e sim começar a falar do que esta colaborou para a empresa e seus pontos positivos, pois geralmente a primeira impressão é a que fica se começarmos a falar mal a pessoa vai achar que todo seu esforço não esta valendo para a empresa e que a qual só esta preocupada em pegar pontos negativos de seus funcionários, assim podemos desencadear uma possível desmotivação deste funcionário o qual seria péssimo para o gestor.
Temos que ser descritivos e não podemos avaliar o funcionário, à final estamos dando um feedback de seu trabalho e não uma avaliação de seu desempenho na empresa, temos que também focar no objetivo do feedback e de maneira nenhuma podemos generalizar, passar clareza ao definir metas e também nos objetivos traçados.
Com algumas destas medidas tomadas, teremos um feedback bem sucedido e motivaremos e aumentaremos a produção do funcionário, pois um funcionário satisfeito com suas atividades e uma empresa que ajude seu funcionário descobrir seus potenciais será sem duvida uma empresa de sucesso.

Franco B. Andrade disse...

Artigo:
Feedback – melhorar a partir do que o mundo nos ensina

Autor:
Luiz Fernando Garcia

Resenha:
O feedback é um processo indispensável para qualquer empresa, que busca aprimoramento aos seus colaboradores. O artigo explica de forma clara a importância de se ter feedbacks nas empresas.
Antes de dar feedbacks o gestor deve saber a maneira correta de fazer-lo, pois o interlocutor que recebe o feedback pode se sentir inferiorizado, humilhado, caso for um feedback negativo. O que acho mais ideal dependendo da intensidade do feedback é receber estes negativos em particular, dessa forma não estaremos expondo os pontos fracos ou fracassos aos outros colaboradores. Por outro lado, os feedbacks positivos, devem ser dados em aberto, desta maneira além do interlocutor, os outros colaboradores também se sentirão motivados a melhorar seu trabalho.
O feedbeck é uma ótima ferramenta para os gestores consertarem erros, e para que os próprios colaboradores visualizem seus erros e os corrijam.

Franco Bertoncini Andrade

Anônimo disse...

Lições de liderança
Entrevista com Warren Bennis

Christina Bielaszka-DuVernay*


O verdadeiro líder é aquele que comanda os liderados e estes executam as atividades demandadas com a confiança de que darão efetivamente certas, pois eles acreditam na capacidade do líder de levar avante e com sucesso a atividade empresarial da qual eles também dependem para sobreviver.

Há os que comandam sem esta confiança e às vezes são obedecidos, todavia o que move os liderados é o medo, ou seja, há um regime despótico na administração e que cedo ou tarde irá degringolar.

O líder para conseguir a confiança de seus liderados precisa mesmo entender o universo da empresa em todos os detalhes: tem que conhecer os processos, tem que compreender a cultura interna, tem que captar os valores dos clientes, tem que conhecer detalhadamente seus liderados e o que eles valorizam.

Para que isto aconteça é necessário um contínuo escutar das necessidades internas e externas da empresa e dar o sentido correto destas necessidades. E isto é obtido pela facilitação dos canais de comunicação com seus liderados permitindo com que suas opiniões sejam efetivamente ouvidas e levadas em conta nas decisões.

Apenas ouvir nada adianta, o que conta para os liderados é se sua opinião está sendo valorizada e levada em consideração.

Unknown disse...

Contar com bons profissionais é o bastante?

Evaldo Costa*


Como o texto sugere, de nada adianta ter um time "perfeito", na qual todos são conhecidos por suas habilidades e passado, se no final das contas não há frutos, não há união entre a equipe.

Os problemas são vários, como alto ego, dificuldade de trabalho em equipe e necessidade de ser o centro das atenções. O autor fornece exemplos práticos desses problemas, como em times de futebol e basquete.

O que realmente é necessário para que possa dar certo é, primeiro, ter certeza que todos os talentos na empresa estejam dispostos a trabalhar em conjunto para o bem da companhia, e ter um ótimo líder, que consiga lidar com cada indivíduo separadamente, tratando de suas necessidades, e ao mesmo tempo uní-los para trabalhar em conjunto num processo com sinergia.

Essa tarefa, portanto, não é nada fácil. Por isso muitas vezes investir grande quantidade de capital em pessoas de destaque pelo mundo a fora não é exatamente sinônimo de competência e de lucratividade. Muitas vezes é melhor investir em pessoas com menos fama, investir em treinamento e criar um talento dentro da empresa, acostumado com seu time de trabalho e com orgulho de ser parte do mesmo.

Anônimo disse...

Artigo
Feedback – melhorar a partir do que o mundo nos ensina


O feedback em si pode ser usado como uma ferramenta para aprimoramentos, algo de importante valor, o qual destaca nossos pontos fortes e fracos. Ninguém digamos ser perfeito, mesmo quando pensando ser assim, a algo a qual não somos, com tudo o feedback, nos proporciona essa ajuda, de alguém que trabalha, convive conosco, dizer o ponto de vista novo de nossa própria pessoa ou mesmo de nossos serviços que prestamos. É um exercício que vale a pena, quem sabe receber é essencial.
Em um feedback não so somos obtidos a escutar, como também podemos impor nossa opinião em prática, tornando assim um aprendizado, expandindo nossos conhecimentos. É bastante interessante a forma que podemos usar o feedback, serve de como um conselho, tanto como um aviso para melhorar nossos erros, como também para primoramento de nossos acertos. Ao ponto de quando vimos toda uma situação de uma respectiva visão, podemos esperar das pessoas o que elas podem oferecer e levar os outros agindo da mesma forma.
Destaco aqui alguns pontos citados no artigo, quais são muito importante para um bom feedback, que na minha opinião faz o mesmo funcionar de forma correta e obtém melhores resultados.

ser descritivo, não avaliativo;
ser específico, e não generalizado;
ser compatível com as nessecidades de ambas as partes, sem exaltar a importância do comunicador, e diminuir o receptor;
ser solicitado, e não imposto, além de transmitir as informações com clareza e no menos tempo possível.

Alguns pontos que devemos de prestar bastante atenção, quando se for aplicado um feedback, assim tiramos o melhor proveito dessa estratégia, ou qual também podemos de usar como uma ferramenta de gestão de pessoas.

Unknown disse...

Resenha do artigo “COMO CONTRATAR PESSOAS DECIDIDAS A TER SUCESSO”.

Herb Greenberg e Patrick Sweeney
Fonte: Portal HSM On-line
12/09/2007
Greenberg, Herbert M.
Ph.D, presidente e CEO da Caliper

Sweeney, Patrick
Co-autor do best-seller O sucesso tem fórmula? e vice-presidente executivo da Caliper, uma firma internacional de consultoria que já avaliou o potencial de mais de 2 milhões de candidatos e funcionários para mais de 25 mil empresas em todo o mundo.
Resumo
No artigo: “COMO CONTRATAR PESSOAS DECIDIDAS A TER SUCESSO”, o autor demonstra que os gerentes e também os funcionários de uma empresa tem qualidades, partindo do pressuposto de que somos uma mistura de inúmeras qualidades dentre as quais algumas nos destacamos mais, seja voltado a metas, mais persuasivo ou mais competitivo, sente-se mais otimista, empatia, confiança ou paciente em algum assunto ou se gosta de fazer as coisas imediatas. Alem, destas qualidades amando as coisas que fazermos e focando na meta a ser feita, devemos nos conhecer melhor identificando a qualidade dominante e definindo o que você realmente é, tirando assim o melhor aproveito de suas atividades.

Edley Corrêa Alves.

Unknown disse...

Eduardo Lima
TGTI 3ª fase noturno
Resenha revista hsm

Mentoring: a ferramenta que deixa sucessores prontos para assumir

O profissional do conhecimento vem se lapidando e transformando-se a cada dia que passa. Atualmente já nos deparamos com novos modelos de mentalidade profissional. A idéia de reter conhecimento para garantir o emprego está ultrapassada, embora isso ainda ocorra com muita freqüência, principalmente no ramo da Tecnologia.
O conhecimento técnico é uma ferramenta de trabalho que custa caro, e poucos são os profissionais que a compartilham. Portanto repassar conhecimento, ainda não significa exatamente ensinar tudo o que se sabe a outra pessoa. Repassar conhecimento está mais relacionado a identificar talentos e saber filtrar pessoas envolvidas em processos. “se tal pessoa tem capacidade de aprender, então vou passar-lhe o básico para que ela aprenda”. A partir desse ponto passa a existir uma troca de conhecimento, pois há uma relação mútua e equilibrada de raciocínio, proporcionando um aprendizado recíproco. Mesmo que o aprendiz envolvido seja inexperiente, essa troca de conhecimento ocorre, pois no momento em que o profissional decide ensinar, ele sai da inércia que faz com que ele aja automaticamente, e passa a pensar o porque ele age dessa forma. “ensinar é a melhor forma de aprender”.
Essa preocupação, embora recente, já vem sendo tratada com sucesso por algumas empresas que procuram documentar o talento de seus profissionais. Já é possível coletar o conhecimento humano e compartilhá-lo através de softwares. São programas de computadores alimentados com conhecimento humano que permitem o acesso a esse conhecimento por demais pessoas. Dessa forma é possível capacitar profissionais a desenvolver tarefas antes restritas a especialistas sem a presença física do mesmo.
Um outro ponto fundamental no compartilhamento do conhecimento está na relação que o profissional tem com a corporação. No caso de promoções, o profissional promovido vai passar seu conhecimento ao seu sucessor com muita motivação. Já no caso de aviso prévio, isso certamente não ocorrerá, pois o profissional em questão, está deixando a empresa por motivos desagradáveis na maioria das vezes.

Anônimo disse...

Artigo: Feedback – melhorar a partir do que o mundo nos ensina

Autor: Garcia, Luiz Fernando

Resenha/Comentário:
Artigo muito bom, compacto mas bem completo, o Autor já começa esclarecendo a origem da palavra feedback, que vem de feed : alimentar + back : voltar = “retroalimentação” ou seja, manter algo funcionando por suas próprias forças. Fica claro que ninguém é perfeito ao ponto que não precise de aperfeiçoamento, seja nas fraquezas com a intenção de eliminá-las ou em qualidades com a intenção de melhorá-las. O Feedback pode ser um grande aprendizado, mas deve ser feito com cuidado para ser bem aproveitado. Não devesse ser generalizado ou avaliativo, devesse sempre começar por aspectos positivos para depois dizer em que a pessoa pode melhorar. Todo profissional que recebe feedback e sabe tirar proveito disso, amplia sua área de conhecimento. O feedback é uma ótima ferramenta para gestores, colaboradores e empresas, assim as respostas para as mais importantes perguntas estarão sempre no ar: basta captá-las

Sandro Luiz

Anônimo disse...

ARTIGO
Contar com bons profissionais é o suficiente?

AUTOR
Evaldo Costa

FONTE
www.hsm.com.br

COMENTÁRIO

Está cada vez mais claro que contar com bons profissionais não é suficiente para nenhuma empresa decolar. Grande parte empresas já tem a idéia formada de que os seus maiores ativos são os colaboradores, o que é muito interessante, mas não é suficiente para garantir o sucesso.
Para extrair o melhor desses bons profissionais, a empresa precisa de lideranças capazes de mantê-los sempre saudáveis e motivados, colaborando pelo bem da empresa, muitas vezes sacrificando até metas pessoais.
O líder do passado tinha muito tempo para tomar decisões, e hoje a história não é mais bem assim. Os novos líderes devem ser rápidos e dinâmicos nas suas decisões para preencherem os requisitos necessários dos novos ambientes de trabalho.

Thiago Luiz Torquato.

Anônimo disse...

Resenha crítica
Artigo: Contar com bons profissionais é o bastante?
Autor Evaldo Costa

Para algumas empresas contar com os melhores profissionais é sinônimo de sucesso garantido, entretanto vale lembrar que qualquer empregado seja um ótimo profissional qualificado ou não é antes de tudo uma pessoa que possui sentimentos, opiniões e pode cometer falhas. A gestão de um profissional ou até mesmo de uma equipe é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa, é necessário lideres que saibam como lidar com esses tipos de pessoas para não se deixar levar pela ilusão de que contratar bons profissionais trará lucro e produtividade. O Artigo de Evaldo Costa cita vários exemplos de times formados com os melhores jogadores do mundo que fracassaram e deixaram a desejar, pois jogando juntos não conseguiam realizar jogadas e nem mostrar seu verdadeiro potencial, em vez de um trabalho coletivo, cada jogador buscava alcançar suas metas pessoas levando assim o time ao fracasso.
Portanto para ganhar da concorrência e obter sucesso em sua empresa, é necessário formar equipes bem estruturadas, com lideres capazes de controlar e extrair o melhor de cada profissional, de forma a agradar a nós e a eles também.

Sérgio Cioban Filho disse...

ARTIGO - Mentoring: a ferramenta que deixa sucessores prontos para assumir
Simoni Missel


O mentoring é o famoso "backup" (termo mais conhecido na área de informática), é você prever falhas e estar pronto para se recuperar delas.
O mentoring prevê a continuidade do cargo, é a preparação de um substituto para o cargo e/ou função que uma pessoa está ocupando, muitos profissionais ainda tem a visão de "monopólio" de conhecimento e pensam que se somente eles souberem um processo, estarão com os seu empregos garantidos, mas "profissionais que não são substituíveis, não serão ‘promovíveis’”, isto é, como que a diretoria da empresa vai promover uma pessoa que sabe somente fazer aquilo que faz atualmente e não ensina nenhuma outra pessoa a fazer o que ela faz.
O "mentor" é uma pessoa que é capaz de passar conhecimento e expressar reconhecimento a outros, sempre desejando desencadear mudanças significativas em outros.
O mentoring é a melhor forma de dar continuidade ao ciclo e ao cargo dentro de uma empresa, e se engana quem pensa que somente os cargos da alta diretoria (ex: Presidência) merecem este tipo de continuidade, se pensamos em ser promovido ou se pensamos em ter alguém que possa assumir sem problemas o cargo que ocupamos seja em caso de férias, doença ou afastamento, temos que dar bastante atenção em mentoring.

Luis Henrique Miron Roloff disse...

Artigo: Uma empresa de vencedores
Autor: Abraham Shapiro
Aluno: Luis Henrique Miron Roloff

O artigo "Uma empresa de vencedores", escrito por Abraham Shapiro, é muito interessante, pois relata que o sucesso da equipe e do colaborador depende de treinamentos. "Como ter uma equipe de campeões? Só há um modo. Treine. Treine muito. Mas treine bem." Esta é uma frase que me despertou atenção, pois geralmente o problema está diagnosticado como "Falta de Motivação". Ele aborda que as pessoas tendem a encarar falhas de conhecimento como problemas pessoas e, por isso, "camuflam". Para contornar este problema é preciso capacitar os funcionários, sempre, e fazer avaliações do tipo: o que "está acontecendo" e o que "deveria estar acontecendo". O que geralmente retorna após um diagnóstico mal feito é que "o funcionário está ganhando pouco". Para isso, e para não aplicar incorretamente seus recursos, é preciso: treinamento, prática e esforço.